Quais as vantagens e quanto custa alugar um motorhome para viajar?

Se você é um viajante mais aventureiro, com certeza já deve ter pensado em viajar de trailer, ou também conhecido como motorhome. Certamente você e sua família teriam um passeio muito diferente do tradicional, já que assim não precisariam de hotel e teriam liberdade para ir e parar onde quiser.

Se isso não é o suficiente como vantagem para você que está lendo esse texto, vamos falar um pouco mais sobre essa modalidade de viagem para mostrar melhor as vantagens de alugar um motorhome para viajar.

Motorhome (pixabay)

Claro que se você prioriza o conforto, viajar de motorhome não é exatamente a melhor opção. Então, é importante pensar nisso antes da viagem. Mas como esse texto é sobre as vantagens, vamos falar delas.

Por que ir de motorhome?

A liberdade é o motivo principal para você escolher alugar um veículo desses. Isso porque ele tem tudo o que é necessário para viver de forma básica. Você e sua família não vão precisar de um hotel para dormir e com isso já terão alguma economia.

:: Seis motivos para visitar San Andrés, na Colômbia

Liberdade

Além da economia, te dá a liberdade de parar em qualquer lugar. Você está visitando uma cidade e gostou, então é só estacionar o motorhome e ficar ali quantos dias quiser e sem se preocupar com check-in, check-out ou qualquer coisa do tipo.

kombi

Em alguns casos, onde o motorhome não tem chuveiro, o ideal será passar a noite em um camping pelo menos para tomar banho. Mas não é necessário fazer reservas antecipadas e são poucos atualmente os veículos que ainda não tem chuveiros.

Estrutura

Geralmente os trailers são compostos de cabine, mesa de jogos ou refeições, cozinha, dormitório e banheiro. O espaço varia bastante e são em média para 4 ou 6 pessoas, mas alguns estão preparados para acomodar mais de 10.

motorhome dentro

Bagagens

Já que você não está em um hotel, não é necessário arrumar ou desarrumar as malas quando chegar a um destino. Isso pode parecer algo menor, mas você estará ganhando um tempo considerável para aproveitar seu passeio em vez de se preocupar com as malas.

Alimentação

A alimentação é outro ponto que pode se tornar uma grande vantagem. Se você está de dieta, quer comer de forma mais saudável ou tem alguma restrição por ser diabético ou ter algum problema de saúde, no motorhome terá uma grande vantagem.

Dentro dele, você cozinha sua própria comida e fica livre dos restaurantes, até conseguindo economizar um pouco.

Preço

Uma dúvida que você pode ter é sobre o preço. E ele varia muito entre a alta e a baixa temporada. Comparando com o preço do hotel e mais o que será necessário para o transporte, na maioria dos casos acaba sendo mais vantajoso alugar um motorhome, especialmente em países com custo de vida mais alto.

:: Gosta de aventura? Destinos incríveis selecionados para você

O preço médio é de R$ 300 a 1000 a diária segundo os sites de locação Motorhome Sul e Euro Motorhome, mas isso varia conforme a temporada, o número de ocupantes, o modelo do veículo e o país em que será utilizado.

Para fazer esse comparativo, considere:

  • Diária do trailer + custo de fazer a própria comida
  • Diária do hotel + alimentação em restaurante + aluguel de carro, táxi ou transporte público

Dica: leve em consideração o ganho de tempo em cada uma das opções. É um fator bem importante em suas viagens.

Exigências

As empresas de locação trabalham com regras diferenciadas, mas você deve ficar a atento a custos adicionais com seguro do veículo, a idade mínima do condutor, tempo que dirige e categoria da carteira de habilitação.

Outra exigência é a de pagamento feito com cartão de crédito e depósito de garantia contra danos ao veículo.

motorhome 2 (pixabay)

Com esse texto pode ser que suas dúvidas sobre alugar ou não um motorhome tenham sido respondidas. É uma opção muito vantajosa se você quer ter mais liberdade de poder ficar onde quer, o tempo que quiser e sem se preocupar com questões como check-in, economizando o dinheiro e tempo.

Se você quer ter uma aventura diferente e muito divertida certamente vale abrir mão do conforto para fazer essa viagem.

Deixe aqui o seu comentário