10 pontos turísticos para conhecer caminhando no Porto, em Portugal

Prepare-se! Se existe algo que você vai (e deve!) fazer muito em suas viagens é caminhar. Em alguns roteiros o uso do carro, do trem, do ônibus ou do avião é indispensável, mas se você tem a chance de curtir uma cidade durante alguns dias, fazer um walking tour é uma excelente opção para ver um pouquinho mais além do óbvio.

casas porto portugal

Portugal é um país que recebe muitos brasileiros. Um dos motivos é a facilidade de se comunicar, mesmo com uma diferença expressiva no vocabulário. Mas, engana-se quem pensa que esse é o principal motivo. Eu fiquei na cidade do Porto por quase três meses e confesso, me apaixonei! Foram 80 dias de sol intenso, porém, de clima ameno. Outro ponto positivo é que o transporte público funciona muito bem por lá e você tem a oportunidade de conhecer várias cidades na região (prometo que vou contar em outro post).

Se você é curioso – e tem disposição – vai adorar essa dica de 10 pontos turísticos para conhecer caminhando no Porto. Eu fiz esse percurso quando estive por lá e acredite: vale à pena.

1 – Rotunda da Boavista

O meu ponto de partida é a praça Mouzinho de Albuquerque, carinhosamente conhecida como Rotunda da Boavista. É uma das praças mais famosas da cidade e abriga o monumento em homenagem aos heróis da Guerra Peninsular, que aconteceu entre 1808 e 1814.

rotunda da boavista porto portugal

2 – Jardins do Palácio de Cristal

Um espaço perfeito para quem quer fazer um piquenique ou apenas ficar sentado na grama curtindo uma tarde de domingo. Nesse espaço acontecem diversos eventos culturais e esportivos, com direito a aproveitar os parques, bosques, lagos, jardins e o Museu Romântico, ou ainda, uma vista bem privilegiada do rio Douro.

jardins do palacio de cristal porto portugal

3 – Igreja de São Francisco

Já na Baixa do Porto, conheça a igreja que tem o seu interior todo revestido em ouro. Assim como os azulejos azuis, as talhas de ouro são bem populares em Portugal. Construída no século 14, no lugar antes existia um templo bem modesto. A visita à igreja e ao museu custa € 3,50 e lá dentro não é permitido filmar e nem fotografar.

igreja de sao francisco porto portugal

4 – Rio Douro

Da igreja, já é possível avistar o Rio Douro (pausa para um suspiro de lembrança), um dos principais pontos turísticos do Porto. A sua nascente do rio fica na Espanha e ele corta o Norte de Portugal. Ali, são bem comuns os passeios de barco, lotados de turistas, já que é a forma mais simples e convidativa de se conhecer a região e as seis pontes sobre o rio.

rio douro porto portugal

5 – Ribeira

Se você entrar no Google e digitar “Porto – Portugal” é a Ribeira que irá te conquistar, logo à primeira vista. Um dos principais cartões postais, é super famosa por suas fachadas coloridas, bares e restaurantes lotados, barracas de artesanato e muita música, criando um clima que todo brasileiro gosta.

ribeira porto portugal

6 – Ponte Luiz I

Esta é mais famosa entre as seis pontes que ficam sobre o Rio Douro. Na sua parte mais superior passa uma das linhas de metrô que vai e vem de Vila Nova de Gaia, saindo da Estação São Bento. Fazer esse passeio de metrô também é uma dica para poder contemplar a Ribeira e o Douro do alto.

ponte luiz i porto portugal

7 – Sé do Porto

No coração do Centro Histórico fica a Catedral Sé do Porto, um dos monumentos mais antigos do país. Em frente à catedral, existe uma pequena praça de onde é possível ver a parte baixa da cidade, os telhados alaranjados e também as torres das igrejas. Aliás, igreja é o que você mais vê no Porto.

se do porto portugal

8 – Estação São Bento

Essa é a principal estação do Porto, por onde passam várias linhas de metrô e de trem. Por dentro, ela é lindamente decorada com painéis de azulejos de temática histórica. Durante a noite, fica toda iluminada em meio ao vai e vem constante de passageiros.

estacao sao bento porto portugal

9 – Avenida dos Aliados

Esta é uma das mais importantes e imponentes vias da cidade. Nela, fica a Praça da Liberdade e a estátua Dom Pedro IV.

avenida dos aliados porto portugal

10 – Torre dos Clérigos

E o nosso roteiro chega ao fim na torre mais alta de Portugal. Até o topo são 225 degraus. Mas, garanto que cada um deles vai valer à pena, quando, lá do alto, puder ver toda a beleza da cidade do Porto.

torre dos clerigos porto portugal

São dez lugares incríveis em um passeio de cerca de cinco quilômetros. Recomendo um dia inteiro para fazer o percurso com tranquilidade, poder conhecer e apreciar cada ponto turístico, almoçar na Ribeira e terminar o passeio em uma das agradáveis praças próximas à Torre dos Clérigos. Entre um e outro ponto turístico, garanto que você vai se surpreender com cada detalhe que só pode ser visto por quem se dispõe a fazer uma boa caminhada.

Deixe aqui o seu comentário