4 diferentes carnavais pelo mundo para quem gosta de folia

Quem pensa que carnaval é especialidade de brasileiro está enganado. Vários países pelo mundo contam com eventos tradicionais para comemorar a data. E quem quiser aproveitar para conhecer uma cultura diferente e entrar na festa é mais do que convidado. Nesse texto, vamos falar de quatro carnavais muito populares, todos fora do Brasil, mas que merecem sua visita se a intenção é aproveitar o carnaval para viajar e conhecer novas culturas.

:: Veja também: Olinda também é terra de carnaval, conheça 5 atrações deste destino

Veneza – Itália

Em Veneza, cidade italiana, o carnaval é totalmente diferenciado. É uma celebração mítica que recebe cada vez mais visitantes todos os anos. É uma festa que dura cerca de dez dias e se caracteriza pelo uso de máscaras e figurinos que reproduzem o estilo dos nobres que viveram nos séculos 17 e 18 ou modelos dos personagens da Commedia Dell’Arte, que são representações teatrais muito comuns na Itália e por toda a Europa.

carnaval veneza mascaras

O carnaval é bem esperado na região. Ao mesmo tempo, é muito criticado e quase teve que ser suspenso no início do século 19, mas, desde a década de 80 até hoje tem sido cada vez mais estimulado. Durante esses dias, a Praça de São Marcos é invadida por turistas. Já a elite, fica dentro das mansões e castelos, onde também acontecem grandes festas.

Nova Orleans – Estados Unidos

Esse é o carnaval mais famoso dos Estados Unidos. Na cidade conhecida como a capital mundial do jazz ocorre o Mardi Gras, a Terça-Feira Gorda. A festa é até parecida com a do Brasil, com desfiles de carros alegóricos, blocos nas ruas e pessoas fantasiadas. Mas, com uma tradição bem específica. Eles distribuem colares coloridos, símbolos da festa, para quem mostrar os seios.

Colônia – Alemanha

Se você não aprecia muito a cultura brasileira por começar os preparativos muito cedo, imagine na Alemanha. Em Colônia, as festas começam ainda em novembro. Para ser mais específico, às 11h11 do dia 11, e vão até a quarta-feira de cinzas. Festa celebrada em pleno inverno, é chamada pelos alemães de “quinta estação do ano”.

Barranquilla – Colômbia

Com um carnaval muito tradicional no país, a cidade, que fica a 700 quilômetros da capital Bogotá, conta com uma série de eventos típicos e tradicionais. Há desfiles com apresentações de danças e ritmos folclóricos como gaita, salsa, fandango e cúmbia. No sábado anterior à quaresma, o evento conta com seu ponto alto que é a Batalha das Flores. Trata-se de um desfile com a rainha do carnaval em um carro alegórico totalmente coberto por flores e que é seguido por outros carros também decorados, levando os príncipes e princesas da festa.

carnaval barranquilla colombia
Fotos: Divulgação e Creative Commons

Esses são alguns exemplos de carnavais em diferentes cidades do mundo. Claro que por aqui há muita tradição nas festas do Rio de Janeiro, Olinda e Salvador, só para citar três exemplos. Mas, pelo mundo, não se deixa a desejar. Quem gosta, aproveita a data para fazer festa e se divertir. E os turistas são os que mais aproveitam, conhecendo novas culturas e variados estilos da festa.

E então, já decidiu para onde vai no próximo carnaval?

Deixe aqui o seu comentário