5 argumentos para convencer seu chefe de que você pode trabalhar de qualquer lugar, inclusive viajando

Se você quer começar na carreira de nômade digital, seja trabalhando em casa ou viajando, mas manter seu emprego para ter uma certa segurança financeira, essa é uma possibilidade. Por mais que em um primeiro momento pareça difícil, conversando com seu chefe e argumentando bastante é possível que ele concorde. Afinal, ele também terá vantagens se isso acontecer.

home office 2 (pixabay)

Alguns argumentos são fundamentais para pelo menos iniciar esse diálogo e fazer seu chefe pensar se é ou não uma boa ideia deixar que você não tenha mais horário fixo e não precise estar presente dentro da empresa.

A imposição da jornada de trabalho de no mínimo oito horas por dia pode ser apenas uma tradição na empresa que você trabalha e nesse caso será uma boa oportunidade para aproveitar disso.

Converse e veja se há abertura

Então, como argumentar? Em primeiro lugar, você deve conversar com seu chefe. Pode parecer muito simples, mas esse é o início para perceber se tem como avançar nesse assunto, se seu chefe é uma pessoa que não tem a mente muito aberta ou não está disposta a ceder.

Pode ser que a empresa esteja pensando em algum benefício para os funcionários e esse seja um deles ou, dependendo do caso, os gestores nunca tenham pensado nessa possibilidade ou não estejam por dentro dessa tendência. Só conversando será possível saber qual será a opinião deles.

:: 5 sites com vagas imperdíveis para quem quer ser freelancer e trabalhar de qualquer lugar do mundo

Mostre dados

Se você perceber ao menos boa vontade dos gestores, você pode argumentar. Se estiver com dados em mãos para provar o que está falando isso vai facilitar muito. Fale de pesquisas e reportagens que comprovam que as pessoas que trabalham com flexibilidade são mais felizes, têm mais tempo e mais produtividade, por exemplo.

Qualidade de vida

Tem também a questão do trânsito, que é muito importante de ser lembrada. Sem usar o carro você estará contribuindo para o meio ambiente e isso também pode ser usado a favor.

home office

Benefícios para a empresa

E ainda, o que mais vai agradar é a questão da economia que a empresa pode ter. Como não precisarão ter um espaço para você utilizar dentro da empresa, além de não arcarem com suas despesas de água, luz e telefone, isso pode deixar eles balançados e convencidos de que quem trabalha com flexibilidade se sente mais feliz ao mesmo tempo em que a empresa acaba economizando no final do mês e isso é muito importante para qualquer empreendimento.

:: Aventuras na Austrália: brasileira dá seis dicas de como mochilar gastando muito pouco

Período de transição

Claro que é possível que a empresa queira fazer um teste inicial, deixando você ficar em casa um ou dois dias por semana para avaliar o rendimento. Nesse caso, é válido considerar ou até mesmo propor essa experiência. E aproveite os dias em que não está no escritório para mostrar como você consegue ser mais produtivo quando tem flexibilidade.

:: 3 cidades brasileiras ideais para nômades digitais

Com essas dicas vai ficar mais fácil conversar e convencer seu chefe de que trabalhar de forma remota é muito vantajoso tanto para você como para a empresa e que assim todos vão sair ganhando. Aproveite e vá conversar com seu chefe o quanto antes para ver o que ele acha da ideia.

Deixe aqui o seu comentário