5 atrações que fazem de Olinda um dos destinos preferidos

Se história é um assunto que você gosta e quer sempre saber mais, Olinda é um destino obrigatório no seu roteiro. A cidade é um patrimônio cercado de riqueza cultural por todos os lado e fica em Pernambuco, próxima à Recife (veja aqui um post sobre a capital pernambucana).

1 – Vista imperdível de Olinda

De cima do morro, você pode ver o mar e boa parte da cidade em uma vista encantadora. Diz a lenda que o português Duarte Coelho, ao contemplá-la de cima disse “Oh, linda situação para se construir uma vila” e que esse pode ter sido o motivo de a cidade ter esse nome. Sendo ou não verdade, o que é certo é que a vista lá de cima é incrível.

olinda pernambuco vista do morro

2 – Riqueza arquitetônica

A cidade foi fundada em 1535 e tem cerca de 400 mil habitantes. As construções de Olinda são portuguesas, mas com algumas influências holandesas, já que por um tempo os holandeses dominaram a cidade. Tudo isso contribuiu para a arquitetura diferenciada do local.

3 – Centro histórico preservado

Mas, além do Carnaval, muito famoso e tradicional, o que atrai turistas de todo o mundo é o centro histórico, cercado de casas e igrejas antigas, algumas construídas no século XVI e que hoje permanecem ativas para preservar a história.

olinda pernambuco carnaval

Quem visita o centro histórico pode fazer o passeio sozinho ou com um guia. Isso vai depender da escolha de cada um. Indo sozinho ou com sua família você pode se perder pelas ladeiras e casas coloridas, o que não é uma má ideia. A vantagem do guia é que durante a caminhada ele vai contando a história de cada monumento, casa e igreja, fazendo você ter uma verdadeira viagem no tempo.

4 – Ótima gastronomia

Visite a cidade a pé, o passeio será mais interessante e você não perde nenhum detalhe. Por mais que seja cansativo, vale a pena. E depois de subir a ladeira, frequentada especialmente no Carnaval, aproveite para almoçar em um bom restaurante e conferir o artesanato local. Além dos patrimônios preservados até os dias atuais, também tem ótima gastronomia. Experimentar uma tapioca lá de cima do morro é obrigatório. Aquele sabor incomparável vai fazer o cansaço sumir bem rápido.

5 – Destino para qualquer época do ano

Olinda pode ser visitada o ano inteiro tranquilamente. O tempo mais seco costuma ser de setembro a março. Se você quiser aproveitar o Carnaval, pode ter certeza de que terá dias inesquecíveis. Só que essa é uma época muito concorrida e os preços são bem altos.

olinda pernambuco convento
Fotos: Acervo pessoal e Divulgação/Creative Commons

Já pensando na hospedagem? Pode ter certeza de que na própria cidade você encontrará as melhores opções. E, se possível, tente ficar bem próximo do centro histórico para aproveitar a vista da janela do seu quarto. A cidade fica a 6 km de Recife e a 12 km do aeroporto da capital. De carro, siga pela BR-101 se estiver em outras localidades. De Recife, basta seguir pela avenida Agamenon Magalhães.

Se você gosta de saber o que aconteceu no passado, ficar por dentro da história do seu país e conferir de perto a arquitetura daquela época, pode ter certeza que vai adorar Olinda. Arrume as malas e boa viagem.

Confira aqui outros destinos brasileiros imperdíveis.

Deixe aqui o seu comentário