Um passeio por Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil

Se você gosta de viagens que remetem ao passado, com locais encantadores e que carregam muita história, um ótimo destino para conhecer é Antônio Prado, no Rio Grande do Sul. A cerca de 180 quilômetros da capital Porto Alegre fica a cidade que é conhecida como a mais italiana do Brasil e que conta com sua cultura e construções como pontos fortes.

6612342217_cd4332cf02_b

O município do interior gaúcho conta com 48 construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e todas essas construções podem ser apreciadas pelos turistas que visitam a cidade.

O passeio já começa antes mesmo de chegar na cidade, onde é possível provar uma deliciosa comida típica no restaurante Nostra Cantina, que fica um pouco antes da entrada da cidade. Se está indo de carro, é uma boa ideia parar nesse restaurante para provar da gastronomia única da região.

:: As históricas ruínas de São Miguel, no Rio Grande do Sul

Depois, ao entrar na cidade, você fará uma verdadeira viagem ao passado. Começando pela Igreja Matriz da cidade, construída de 1891 a 1897. A construção sofreu algumas reformas, mas tem muita história.

Há também o Centro Cultural Padre Schio. A casa que foi construída em 1910 é considerada uma verdadeira obra de arte. Atualmente, o local conta com o Museu Municipal onde você encontrará boa parte da história de Antônio Prado.

E todas as construções antigas tem do lado de fora uma placa contando um pouco mais da história da construção, com o nome da família que é proprietária, o ano que foram construídas e como o local já foi utilizado.

Tudo isso em casas coloridas que ficam no centro da cidade esperando os turistas visitarem. E a maioria continua em funcionamento. Estabelecimentos comerciais ocupam boa parte dessas casas históricas, que ficam na rua principal, logo na chegada ao município.

7896705414_5738d17a4b_b

E para quem gosta de paisagens naturais, também há uma excelente opção. As Cascatas da Usina, que ficam a cerca de 6 quilômetros do centro da cidade, oferecem aos visitantes quedas d´água muito bonitas que formam lindas paisagens. Cerca de 1 km do centro fica também uma Gruta Natural, onde há desde a década de 30 uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes e um campanário construído na década de 40 que abriga um sino doado na época.

:: Templo Khadro Ling: uma parte do Tibete no Rio Grande do Sul

E tudo isso em uma cidade com a cultura italiana muito forte, presente em todos os lugares, seja com dialetos, comida típica, construções ou o estilo de vida. É um município brasileiro que respira a tradição italiana e não é por menos que Antônio Prado é considerada a cidade mais italiana do Brasil.

Então se você está indo para o Rio Grande do Sul ou até ainda não decidiu para onde ir nas suas próximas férias, considere visitar Antônio Prado como uma opção e conheça um pouco mais da cultura da região.

Deixe aqui o seu comentário