Conheça Astana, a cidade misteriosa e excêntrica que é capital do Cazaquistão

Você já ouviu falar da cidade de Astana? A capital do Cazaquistão é conhecida pela sua arquitetura diferenciada e, de certa forma, instigante. Uma terra de enormes vazios, de muitos mistérios e surpresas. Assim que podemos definir em poucas palavras essa cidade que cada vez mais desperta a atenção dos curiosos.

É em um lugar em que arranha-céus espelhados e impressionantes podem ser vistos de longe, e no meio do nada.

Astana (google)

A cidade significa nada menos do que a porta para o futuro, segundo os próprios governantes do país. Astana é aquela cidade que o Cazaquistão quer mostrar para o mundo como é algo moderno e com nova identidade.

:: A arquitetura dos edifícios em Dubai

Não dá para comparar com Dubai e seus prédios incríveis. Mas, de certa forma é isso que a cidade quer: impressionar. O Cazaquistão faz fronteira com a China e a Rússia e conta com povo muito simpático e hospitaleiro. Ele é o nono maior país do mundo, mas conta com uma população pequena, de certa de 17 milhões de habitantes.

Tudo que é visto nessa capital diferenciada e arrojada foi erguido com o dinheiro do petróleo. Lá, você encontra também a maior tenda do mundo, que tem 150 metros de altura e o nome Khan Shatyr, que quer dizer Tenda do Imperador.

:: A fascinante Malásia atrai turistas em busca de destinos exóticos

E na parte mais alta dessa tenda, algo totalmente inesperado. Uma praia artificial, com areia trazida das ilhas Maldivas e de água morna. Na segunda capital mais fria do mundo, com temperaturas que chegam aos 50 graus negativos, dentro da tenda é sempre verão. Um alívio para fugir do inverno muito rigoroso. Já no verão, o cenário muda, com tapetes floridos se espalhando pela cidade.

Cazaquistão (pixabay)

Os prédios, que são o destaque, instigam a imaginação ganhando apelidos bem sugestivos. Repolho, isqueiro, bêbados e refletor são alguns exemplos. Seja de dia ou de noite as construções enchem os olhos de qualquer pessoa. E os edifícios viram telas gigantescas, com coreografias de cores e movimentos que também são impressionantes.

No centro, você encontra um monumento que é símbolo da cidade, a torre Bayterec, que representa uma lenda bem antiga. Diz a lenda que um pássaro colocou um ovo de ouro que traria a felicidade, na copa da árvore, fora do alcance dos humanos. Vendo a torre você consegue entender essa frase, já que no topo dela fica uma espécie de ovo de ouro.

????????????????????????????????????

A torre de 97 metros de altura é um dos destaques da cidade que foi inaugurada em 1997 (sim, a torre não tem 97 metros por acaso) e é a mais nova capital de um país no mundo.

Para quem está indo viajar, conhecer essa cidade cheia de mistérios nos prédios e construções é uma ótima ideia. Uma cidade construída de olho no futuro é um excelente atrativo e não tem como não despertar a curiosidade.

Deixe aqui o seu comentário