Você já ouviu falar em Barra de Camaratuba, um paraíso remoto na Paraíba?

É bem provável que você nunca tenha ouvido falar da Barra de Camaratuba. Mas você está perdendo uma ótima chance de conhecer mais um daqueles paraísos escondidos que ficam no nosso país. Esse destino fica no município de Mataraca, a cerca de 110 quilômetros de João Pessoa, na Paraíba, e quase na divisa com o Rio Grande do Norte.

É uma vila de pescadores que conta com praias com faixas de areia que marcam limites entre o mar e o rio, lagoas, trilhas no interior de um mangue e você também tem a oportunidade de visitar comunidades indígenas.

:: As praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo

Conhecendo um pouco mais de Camaratuba

Esse destino pouco conhecido está discretamente atraindo cada vez mais turistas em busca de sossego e tranquilidade. A Trilha do Caranguejo, com uma caminhada de cerca de 40 minutos pelo interior do mangue local, tem sido um dos passeios mais procurados e é uma das atividades mais conhecidas.

Ela leva o turista até o habitat natural do caranguejo uçá em um projeto que é encabeçado por uma ONG local que se dedica a preservação dessa espécie na região. Essa é uma aventura bem diferenciada.

A trilha garante uma visão única em canais estreitos pelos manguezais, onde o turista só vai descobrir a próxima paisagem na curva seguinte, quando o nível da maré já vai alcançar a cintura de quem estiver caminhando. Assim, o visitante seguirá as trilhas sobre boias em forma de espaguete que vão servir de apoio flutuante até o final do roteiro.

Depois disso, o roteiro muda e você chegará entre as margens do rio Camaratuba, onde seguirá até a Boca da Barra, em uma faixa de areia que separa o rio do mar.

E durante todo esse trajeto você ainda terá a oportunidade de visitar uma pequena comunidade indígena que vive nas margens do rio e recebe seus visitantes. Essa é apenas uma das vinte e quatro aldeias que formam a reserva dos índios potiguara.

:: Praia da Pipa: da tranquilidade à badalação

E Barra de Camaratuba conta com uma das últimas praias em estado selvagem de todo o Nordeste com suas faixas extensas de areia como uma atração diferenciada. Os próprios índios fazem as travessias entre o mar e o rio em embarcações de madeira, que você pode fazer para conhecer mais e aproveitar o passeio.

Camaratuba (google)

Por ter ventos muito intensos, as praias não são muito convidativas em todos os momentos. Mas em períodos de maré baixa é possível mergulhar tranquilamente. Para quem quer praticar surfe e kitesurfe, então o destino é ideal para isso. E para quem não quer caminhar muito ou nadar no mar com as águas agitadas, pode também fazer trilhas pela mata para chegar até a Lagoa Encantada, que é formada por uma nascente de águas cristalinas.

Se você procura um local mais tranquilo, sem muito movimento e com atrações interessantes, visitar Camaratuba é uma ótima opção para relaxar durante alguns dias e conhecer um lugar muito bonito.

Deixe aqui o seu comentário