BONITO – MS – O POST DEFINITIVO SOBRE A CAPITAL BRASILEIRA DO ECOTURISMO

Por que ir à Bonito no estado do Mato Grosso do Sul?

Nascente Azul
Nascente Azul

Antes de pensar se Bonito é ou não pra você, responda…

Você é do tipo de pessoa que adora natureza?

Do tipo de pessoa que fica de boca aberta ao ver uma paisagem?

Você é daquelas que sorri só de pensar na sua próxima aventura?

Se você respondeu SIM  a pelo menos uma dessas perguntas, eu te convido a conhecer BONITO, o paraíso Sul Matogrossense.

A cidade é conhecida como a Capital do Ecoturismo e recebe esse título não só pelas belezas naturais, como também pela preocupação com o meio ambiente e pela capacitação dos seus guias.

Todos os passeios de Bonito tem número limitado de visitantes diários e são guiados por pessoas simpáticas e bem treinadas.

São mais de 40 atrações na cidade, dos mais variados tipos: Grutas, Cachoeiras, Passeios de Bote. De Balneários tranquilos até passeios de quadriciclo, Bonito tem espaço pra tudo que é tipo de aventureiro.

Passeio De Bote
Passeio De Bote

Como chegar à Bonito

O mais comum é ir de avião até a capital  Campo Grande e de lá pegar um transfer até Bonito. Para isso eu utilizei a empresa Vanzella, que tem uma unidade dentro do aeroporto. O agendamento do transfer pode ser feito pelo site da Empresa.

O percurso é um pouco longo, mas super sossegado.

Outra forma, mas rápida e mais cara (4x mais cara quando cotei) é pegar um voo diretamente até a cidade de Bonito. Esse trecho só é operado pela Azul.

Nascente Azul

Onde Se Hospedar

Se você gosta de ter contato com a natureza em seus passeios, imagine estender essa experiência para o dia todo? Demais né?

Se hospedar em um lugar cercado pela natureza, acordando com o barulho das araras e vendo um por do sol inesquecível por dia. Foi por essas e outras que escolhi me hospedar no Zagaia Eco Resort, que tem mais de 600.000 metros quadrados de área e conta com mini golf, sauna, academia e piscinas aquecidas.

zagaia
zagaia

Além disso, o Zagaia Eco Resort conta com um pessoal muito simpático e atencioso. Passei boa parte do meu tempo batendo papo com funcionários do hotel, que sempre tinham dicas incríveis como “O melhor horário para ver um tamanduá bandeira na propriedade” ou “O lugar mais legal do hotel para apreciar o por do sol.

Por do Sol refletido em parede do Zagaia
Por do Sol refletido em parede do Zagaia

Assista aqui ao vídeo que fiz onde mostro todo o hotel e ainda bato um papo com a gerente de Marketing Daiane Melo.

Passeios

Existem várias opções de agências na cidade. Como os preços são tabelados, o que diferencia uma agência da outra é a qualidade de atendimento.

Se você, assim como eu, se hospedar no Zagaia Eco Resort, poderá fechar os passeios na agência que fica dentro do hotel: A Crisval Tur .

A agência seque o mesmo padrão de qualidade do hotel (ótimo) e também tem uma unidade no centro de Bonito, para clientes de todos os outros hotéis.

Todos o cronograma de passeios foi enviado pela agência uma semana antes da viagem, e foi cumprido rigorosamente. Recomendo demais.

Além dos passeios, a agência se encarregou de todos os transfers dentro de Bonito, que foram operados em carros da EK transportes. De novo, recomendado!

Rafael Incao no Zagaia Eco Resort
Rafael Incao no Zagaia Eco Resort

Os Que Eu Visitei

Eu já fui à Bonito 2 vezes e já estou programando minha próxima ida. Isso porque não dá pra fazer todos os passeios de uma vez, e mesmo os que já fiz tenho vontade de voltar.

Eu sempre prefiro variar os tipos de passeios e junto com a agência consegui diversificar ao máximo – Grutas, Flutuações, Cachoeiras e passeios pelo rio – tudo isso fez parte do meu cronograma.

Morada Do Sol
Morada Do Sol
Leia também: As atrações naturais imperdíveis em Bonito, no Mato Grosso do Sul

Parque Das Cachoeiras

Você curte lavar a alma numa boa cachoeira? Imagine então um passeio que te leva para conhecer 7! Isso mesmo: 7 cachoeiras em um único passeios, cada uma com sua característica especial.

 Numa delas, você pode pegar carona numa tirolesa que termina dentro do rio, enquanto numa outra poderá conhcer a caverna atrás da queda        d´água.  Parece coisa de desenho animado.

Todas as cachoeiras do parque são formadas pelas águas do rio Mimoso,  que tem uma cor verde fantástica.

Parque das Cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Gruta Do Lago Azul

De tirar o fôlego. É isso que posso dizer desse lugar.

Sem dúvidas, um dos mais incríveis da cidade, do Brasil e do planeta.

A Gruta do Lago azul é uma das maiores cavidades inundadas do mundo.

Após descer cerca de  100 metros pode-se enxergar o lago azul enorme e brilhante no fundo da caverna. Ninguém sabe ao certo, mas estima-se que a profundidade do lago chegue a 90 metros.

Por lá, já foram encontrados fósseis inusitados de animais como uma preguiça gigante e também de um tigre dente de sabre.

Gruta Do Lago Azul
Gruta Do Lago Azul

Balneário Do Sol

Nadar com os peixes em belas cachoeiras, brincar com lhamas e macacos ou relaxar com o barulhinho da correnteza do rio? Para qualquer uma dessas opções, o Balneário do Sol é uma ótima pedida. Situado às margens do lindíssimo Rio Formoso o lugar é uma excelente pedida para ir sozinho ou com a família e curtir a tarde toda, sem nem notar o tempo passar.

Morada Do Sol
Morada Do Sol

Grutas de São Miguel

O passeio começa já na entrada. Fui recepcionado por dezenas de araras vermelhas, que davam as boas vindas e já preparavam os visitantes pra atração principal.

A trilha é no meio das árvores, em uma pênsil de quase 200 metros. Ao final dela, já se pode enxergar a gruta principal.

Do lado de dentro,  uma aula de geologia dada pelo guia, que faz com que os visitantes possam entender o processo de formação de as estalagtites e apreciar o local de forma mais educativa.

Grutas De São Miguel
Grutas De São Miguel

Rota Zagaia

Gosta de adrenalina e de se sujar de barro? Então você não pode perder esse passeio de quadriciclo dentro do Zagaia Eco Resort. O passeio é aberto a todos os visitantes da cidade e é cheio de surpresas.

Uma parte é percorrida em terra seca, um segundo em poças de água lamacenta e ainda um outro trecho percorrido na mata fechada.

Eu até me arrisquei a dar alguns saltos com o quadriciclo, e joguei a adrenalina lá no alto.

Rota Zagaia
Rota Zagaia

Passeio de Bote

Em Bonito, você vê as águas de diversos ângulos. Em alguns você flutua sobre ela, e em outros você mergulha e nada com os peixes.

Há também a opção de navegar pelos rios, e foi esse meu passeio seguinte.

Percorri o rio Formoso, em um trecho que passou por três cachoeiras e duas corredeiras. Se isso pareceu um pouco assustador, saiba que na verdade é bem tranquilo. Recomendei até pra minha avó (é sério).

No percurso, o Guia mostra diversos animais locais e até a casa de uma cobra gigante que mora por lá. Infelizmente (ou felizmente?) ela não estava em casa quando passamos por lá.

Como o bote não virou, ao final do percurso os visitantes se jogaram voluntariamente no rio Formoso. Foi uma das melhores partes do passeio pra mim.

Passeio De Bote Em Bonito
Passeio De Bote Em Bonito

Nascente Azul

Você sabe o que é uma flutuação?

Eu não sabia antes de visitar Bonito a primeira vez. Basicamente você coloca um colete, um snorkel e uma roupa pra não passar frio, e literalmente flutua sobre as águas cristalinas dos rios.

Além de poder nadar com diferentes tipos de peixes ainda é possível apreciar um fenômeno chamado espelhamento, onde a água toma uma cor azul turquesa que nem as fotos conseguem descrever.

 

Nascente Azul
Nascente Azul
Parque Das Cachoeiras
Parque Das Cachoeiras

Links Úteis

Crisval: www.crisval.com.br/

Zagaia: www.zagaia.com.br/

 

E você, já esteve em Bonito? Conte o que achou aqui nos comentários!

 

FUIII!

“>

Deixe aqui o seu comentário