As encantadoras cachoeiras de São Francisco de Paula

A cidade de São Francisco de Paula fica na serra gaúcha, perto de Cambará do Sul, onde há os cânions, e cerca de 45 quilômetros de Gramado. Um local estratégico para quem quer conhecer todos esses destinos.

Mas caso você já conheça ou não tenha interesse, em “São Chico” você deve conhecer as cachoeiras que fazem parte do cenário da cidade e que são encantadoras. Há dois parques dedicados a essas belezas naturais: o Parque das Cascatas e o Parque das 8 Cachoeiras. E deles que vamos falar um pouco para você hoje.

Parque das Cascatas

Esse parque encantador fica em Lajeado Grande, que pertence ao município de São Francisco de Paula. Ele fica bem perto da Rota do Sol, estrada que os moradores da serra utilizam para ir até o litoral gaúcho. O parque tem uma localização privilegiada, entre as Rotas Turísticas dos Campos de Cima da Serra, das Hortênsias e dos Caminhos da Neve.

Parque das Cascatas (google)

O local é bem grande, com 54 hectares e espaços privilegiados para você ficar em contato com a natureza. O parque conta também com Licenciamento Ambiental, o que só fortalece a preocupação com as normas e de manter a natureza intocável.

:: Conheça os incríveis cânions no Rio Grande do Sul

Dentro do próprio parque há hospedagem. Você encontrará apartamentos, cabanas e chalés para curtir o local ainda mais. Procure ficar em uma cabana ou chalé, já que o ambiente bem rústico e interiorano será um convite a ficar ainda mais tempo nesse lugar encantador.

Parque das 8 Cachoeiras

Também na cidade fica o Parque das 8 Cachoeiras, que como o nome diz, conta com 8 opções diferentes de quedas d’água para você conhecer, todas com trilhas autoguiadas. É um passeio que se recomenda ficar mais dias para poder conhecer todas as cachoeiras e se aventurar por lá, já que é necessário caminhar um pouco para conhecer cada uma delas. A mais curta é a do Remanso, que precisa de cerca de 20 minutos de caminhada. Lá você encontrará uma linda cachoeira e um poço para tomar banho e relaxar.

Parque das 8 cachoeiras (google)

Se você é mais aventureiro e está com tempo, o trajeto mais longo é o para as Gêmeas Gigantes, que leva cerca de cinco horas. É necessário levar muita água, comida e ter preparo físico. O local também conta com hospedagem própria, com apartamentos e várias cabanas bem charmosas para você descansar.

Caso vá para São Francisco de Paula com seu namorado ou namorada, ficar em uma cabana é uma ótima ideia, já que tem um clima bem romântico proporcionado por ela.

:: As históricas ruínas de São Miguel, no Rio Grande do Sul

Se está sem destino para a próxima viagem, vá para a serra gaúcha. São várias opções na região para você aproveitar e entre elas está São Francisco de Paula, com cachoeiras para todos os gostos.

Sem contar com o clima mais frio, ideal para casais terem momentos românticos, e toda a beleza da serra vista de perto. A gastronomia também é um diferencial e você terá dias muito proveitosos na cidade.

Deixe aqui o seu comentário