Cânion do Xingó, uma aventura nordestina!

O Cânion do Xingó é formado por um profundo vale que possui mais de 60 quilômetros de extensão com a água do rio, podendo chegar a mais de 190 metros de profundidade.

O Cânion do Xingó surgiu depois do represamento das águas do Rio São Francisco, para ser construída a hidrelétrica do Xingó, inaugurada em 1994, na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe.

xingó

O passeio tem duração de 3 horas, uma hora navegando pelo Rio São Francisco, uma hora de parada para banho e a última hora para o retorno. As embarcações , quase sempre lotadas, saem da cidade de Canidé de São Francisco, a 210 quilômetros de Aracaju.

Os catamarãs (ou escunas) saem do porto que fica em frente ao Restaurante Karrancas, na  entrada da cidade, existem placas indicativas. Nadar nas águas do ” Velho Chico ” não tem preço , o mergulho no rio é delicioso , sendo um passeio ideal para toda a família.

Como a distância até a saída do passeio não é tão curta, não vale a pena ir de carro, por isso o ideal é buscar uma agência de turismo que faça o passeio e pesquisando bastante, um bom preço é conseguido.

3

A imensidão do rio e os banhos nas piscinas que são montadas para os turistas, são um convite tentador ao Cânion do Xingó, onde a infraestrutura e organização, são impecáveis. O restaurante fica localizado no início do embarque e atende com tranquilidade a demanda da rotatividade , com pratos variados e preços totalmente compatíveis.

Inúmeros barcos pequeninos levam os turistas ao centro dos cânions, onde as embarcações maiores não conseguem chegar. Conhecer o Cânion do Xingó é uma aventura emocionante no Nordeste do Brasil e deve estar na lista de opções dos brasileiros e de muitos turistas do mundo afora, onde terão uma inesquecível experiência.

No ponto de mergulho existe uma imensa rede que possui 10 metros de profundidade, formando uma piscina gigante, e o rio pode chegar a até 190 metros de profundidade e as emoções são infinitas. Sempre vale ressaltar para que visitem o local com trajes leves, pois a temperaturas da região são quase sempre elevadas.

A região é formada por paisagens de formações rochosas, águas verdes e cristalinas, diversas trilhas ecológica e o Parque Temático da Caatinga. O Cânion do Xingó é um dos maiores do mundo, formado por um vale profundo com 65 quilômetros de extensão e uma largura que se estende até 300 metros.

Os paredões rochosos e avermelhados, com mais de 60 milhões de anos, brotam das águas cristalinas do lago, que surgiu logo após a construção da usina hidrelétrica do Xingó, no Rio São Francisco.

Em 1995, a região foi alagada em pleno semi-árido nordestino, dando origem a uma vegetação exuberante, atraindo uma variedade enorme de pássaros e animais diversos.

Estando no Cânion do Xingó, é possível encontrar pinturas rupestres e fragmentos de cerâmicas, dos primeiros habitantes que ali viveram há mais de oito mil anos. Existe um limite de pessoas por embarcações e só é permitido permanecer no local por no máximo uma hora. por isso o aproveitamento deve ser total.

xingo

Deixe aqui o seu comentário