O Caribe não se resume a praias famosas, é também uma aula de história

O Caribe é conhecido mundialmente e um dos destinos mais visitados para quem busca praias lindas e com águas cristalinas. Sem dúvidas, é um ótimo destino que encanta qualquer pessoa. Mas antigamente eram outros motivos que chamavam a atenção por ali.

Por estar na rota dos navios que levariam ouro, prata e pedras preciosas do Novo Mundo para a Europa, foi rápido para bandos de piratas tomarem a região. Muralhas e fortalezas foram construídas para proteger as riquezas dos bandidos e muitas ainda estão lá como herança do passado. São verdadeiros tesouros, com a vantagem de ter uma aula de história e uma ótima vista a sua volta. Nesse texto você conhecerá alguns desses destinos.

aruba

Aruba conta com ouro escondido

O pequeno país, muito popular no turismo, conta com praias de areia grossa, onde você pode pisar descalço mesmo com sol forte. Mas, no norte do país ficam as ruínas da mina de ouro Bushiribana, que processou o minério durante a corrida pelo ouro, onde o mar é mais bravo e com ondas mais fortes.

O ouro foi descoberto na ilha em 1824 e sua indústria produziu cerca de 1500 toneladas no período. Bushiribana aparenta ser um forte pelo lado de fora e isso acabou sendo uma estratégia para despistar os piratas que passavam por perto naquela época.

Aruba (pixabay)

Bem perto das ruínas, você também pode visitar algumas pontes naturais, que são falésias calcárias que foram esculpidas pela força das águas e do vento por milhares de anos. Em 2005 ruiu a mais famosa e maior delas, a Natural Bridge, mas seus restos ainda são atração e podem ser visitados.

:: Punta Cana: para quem gosta de calor o ano inteiro

Cartagena guarda tesouros históricos

Nessa cidade da Colômbia, o mais interessante é visitar a cidade amuralhada. Finalizada em 1796 depois de quase dois séculos em construção, a muralha cerca o centro histórico por 11 quilômetros, com imponentes muros de pedra, fortalezas e baluartes. A região foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984.

Sector_antiguo_de_la_ciudad_de_Cartagena_de_Indias_2

A cidade, descoberta em 1533 pelos espanhóis, conta com outra importante construção histórica que vale a pena conhecer: o castelo San Felipe de Barajas, maior construção militar feita pelos espanhóis nas Américas. A obra ficou pronta em 1657 e protegia a cidade de invasões, sendo o único acesso que a cidade tinha pelo continente.

Um ponto interessante desse passeio é que os turistas descobrem os truques que a fortaleza tinha para que os soldados pudessem ver os invasores antes de serem notados. Uma escada estrategicamente inclinada e de teto baixo, além de corredores confusos, são alguns dos segredos desse local cheio de história.

Curaçao e seu forte

A charmosa Curaçao conta com pontes, casinhas coloridas e arquitetura que remetem a Amsterdã. Os holandeses foram os colonizadores do país, assim como de Aruba. A herança do passado pode ser conferida no Forte Amsterdam, construído em 1635 em Punda, lado leste da ilha. Era a mais importante fortaleza das oito que o país teve e hoje também é Patrimônio Mundial da Unesco.

:: Cancún: um pedaço do Caribe no México

Quando for para o Caribe, aproveite ao máximo as praias paradisíacas, mas não se esqueça de tirar um tempo e conhecer um pouco mais sobre a história desses locais que guardam muitas heranças do passado e contam um pouco do que aconteceu nos séculos passados.

Deixe aqui o seu comentário