Passo a passo completo de como tirar o passaporte para viajar

Quem não sonha em viajar para algum país do exterior?Existem opções cada vez mais populares na romântica Europa, na envolvente América do Sul, na exótica Ásia…

Se você sonha com isso e tem como objetivo atravessar o mundo, mas ainda não foi, provavelmente não deve ter um passaporte. É um documento necessário para entrar na maioria países do mundo. Esse é a primeira providência de viajantes que querem ir para países que exigem esse documento.

É necessário correr atrás dos documentos e você mesmo pode fazer seu passaporte, mas não há nada que você precise se preocupar já que o processo é bem simples. Boa parte da “correria” pode ser feita pela internet. Mas, você ainda não sabe como começar? Nós explicamos!

passaporte brasil

O passaporte é emitido pela Polícia Federal e o prazo de emissão vai variar sempre de acordo com o local de atendimento ao público. No site da Polícia Federal você encontra toda a documentação necessária.

Depois disso, preencha o que for necessário na página de requerimento. Além dos documentos e de todos os dados preenchidos, você precisa escolher em qual posto da PF irá comparecer para apresentar sua documentação.

Depois disso, o site vai gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União) e você deverá efetuar o pagamento, que atualmente é de R$ 257, 25. Em seguida, é só fazer o agendamento e escolher em qual posto mais próximo. Nesse caso, é só preencher os dados e escolher os dias e horários disponíveis.

Não tem nenhum mistério e nem muita burocracia, ao contrário do que muita gente pensa.

:: Como viajar pelo mundo sem visto

Ao comparecer na Polícia Federal

Após se apresentar no posto de atendimento escolhido com os documentos necessário, a GRU paga e o comprovante da solicitação do passaporte, você poderá acompanhar o andamento do seu pedido pela internet com seu protocolo. Depois que a solicitação for concluída, o passaporte deverá ser retirado pessoalmente pelo titular em horário e local indicado.

 

A validade do passaporte é de até 10 anos e depois desse prazo você precisará fazer renová-lo.

Atualmente, está bem fácil de fazer o passaporte e ter a possibilidade de explorar o mundo conhecendo os mais variados destinos em vários continentes. Se você está pensando em viajar para fora do Brasil, comece a ir atrás dos documentos necessários para que quando decidir viajar já tenha o documento em mãos.

:: Apesar das expectativas, Canadá continuará exigindo visto de brasileiros

Deixe aqui o seu comentário