Conheça Alter do Chão, o caribe da Amazônia

É difícil descrever a beleza de Alter do Chão, no Pará. Mais difícil ainda é acreditar que existe um lugar tão lindo e pouco explorado, já que a maioria das pessoas pode nunca ter ouvido falar dele.

Uma lista feita pelo jornal inglês The Guardian colocou o local como o primeiro entre os 10 lugares com as praias mais bonitas do Brasil, apontando também o lugar como o mais bonito do mundo com praias de águas doces.

Suas praias ficam nas margens do rio Tapajós, o que torna o cenário paradisíaco e único, já que são praias de água doce.

alter do chao - para

Alter do Chão é uma aldeia de pescadores, com águas claras e areia fina. Pertence ao município de Santarém, sendo o principal ponto turístico de lá. Conhecida também como “Caribe da Amazônia” encanta brasileiros e estrangeiros.

Melhor época para conhecer

Entre os meses de agosto a dezembro, durante o verão amazônico, o local se torna ideal para visitar.

Mas a melhor época para conhecer esse paraíso ainda é no mês de setembro, quando o volume de água diminui e forma bancos de areias e praias. E a temperatura nesse mês também é mais amena.

:: Veja também: 5 praias fantásticas que dão vontade de fugir (para lá) agora mesmo

Um dos grandes espetáculos do local que a natureza nos proporciona é o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas. As águas cristalinas do Tapajós encontram as águas com barro do Amazonas, mas elas não se misturam, oferecendo uma visão única.

Vale lembra que o Tapajós é o único dos rios entre os afluentes do Amazonas com águas cristalinas.

O que fazer por lá

Os turistas, ao chegarem na vila, podem fazer caminhadas ecológicas e visitarem áreas para avistarem os botos. Há boa estrutura no local, com hotéis, pousadas, postos de saúde, restaurantes e praias com barracas de comidas típicas.

alter do chao

Também é interessante fazer passeios de barcos e lanchas para os lagos e a Floresta Nacional do Tapajós. Uma dica interessante é ir até o Lago Verde, que tem águas quentes e limpas. No entorno estão praias de areia fina e branca assim como Alter do Chão.

O local conta com a praia do Cajueiro, que fica a cerca de dez minutos do centro da vila, a praia de Ponta das Pedras que fica 23 quilômetros do centro, a praia Ilha do Amor, verdadeiro cartão-postal da cidade, onde a travessia é feita em barquinhos a remo e Ponta do Cururu, que é mais tranquila e deserta e não oferece infraestrutura turística.

Festas culturais

Outra dica é aproveitar Sairé, uma das festas culturais e religiosas mais tradicionais do local. A festa é realizada na segunda quinzena de setembro, com procissões e manifestações folclóricas ao ritmo de carimbó.

O ponto alto da comemoração fica com o Sairódromo, arena onde acontece a disputa entre os blocos que representam os botos Cor-de-Rosa e Tucuxi. Alter do Chão fica a cerca de 30 quilômetros de Santarém.

Para chegar lá o acesso é pela PA-457 ou de barco. O acesso pelas águas leva cerca de três horas pelo rio Tapajós. Visite esse paraíso ainda pouco explorado e tenha certeza de que vai se encantar com tudo que ver lá.

Curtiu? Então conheça também Galinhos, um paraíso remoto no Nordeste.

Deixe aqui o seu comentário