Nova Petrópolis, um pedaço da Alemanha no Brasil

Pouco antes de chegar em Gramado, cidade conhecida no Rio Grande do Sul, fica Nova Petrópolis, outro município que você deve conhecer. Com arquitetura de origem alemã e construções que remetem as origens da colonização, a cidade conta com uma rica gastronomia para quem quer fazer um passeio gastronômico diferenciado.

Os populares cafés coloniais são feitos para deixar qualquer com água na boca e fazer até quem está de dieta deixar isso de lado. Opções não faltam, tudo focado na gastronomia típica alemã.

Mas depois de se alimentar, você pode caminhar um pouco para queimar umas calorias e conhecer um pouco mais da cidade. Começando com um dos pontos bem populares, o Labirinto Verde. É uma paisagem de destaque para quem chega ao centro. As plantas são cortadas formando uma cerca viva e você terá a sensação real de tentar sair de um labirinto. E o melhor: a entrada é gratuita.

Ainda na rua principal você encontra o Parque Aldeia do Imigrante, área de dez hectares de mata nativa. Trata-se de um parque temático que reconstitui uma aldeia alemã típica do século 19. Você pode fazer um passeio no meio da natureza, com lagos e árvores centenárias, e encontrar casinhas vendendo cucas, artesanato e malhas.

Ainda há no espaço conhecido como Jardim das Cervejas apresentações de grupos de danças folclóricas e de bandas da região, tudo para entrar no clima típico alemão.

:: As históricas ruínas de São Miguel, no Rio Grande do Sul

E além de todo esse turismo típico, em Nova Petrópolis, mais precisamente no caminho antes de chegar na cidade, fica o Ninho das Águias, que conta com uma rampa de voo livre. É um local bem alto que permite uma vista panorâmica de todo o Vale do Caí e está a 684 metros de altitude.

Mesmo quem não quer praticar esportes radicais que são permitidos pode simplesmente sentar, tirar o calçado e relaxar um pouco com uma vista única, um vento agradável e ter momentos de tranquilidade na serra gaúcha.

nova petropolis
Foto: Divulgação Wikimedia Commons/biy

E se você é aventureiro e vai com mais tempo, deve conhecer o Monte Mallakoff. Com paredes de pedra basáltica e mais de 100 metros de altura, é um local ideal para escaladas. É considerada, inclusive, uma das formações mais difíceis do mundo de escalar. Prato cheio para quem gosta do assunto.

:: 4 motivos para visitar o Vale dos Vinhedos

A cidade de Nova Petrópolis fica cerca de 100 km de Porto Alegre e apenas 35 km de Gramado, tornando uma ótima opção para quem quer visitar as duas cidades ou mesmo se você quiser se hospedar em Nova Petrópolis, onde estará em um ótimo lugar. As construções típicas alemãs são um charme e também te farão ter boas lembranças dessa linda cidade que fica no interior do Rio Grande do Sul.

Deixe aqui o seu comentário