Conheça o incrível vulcão que expele lava azul, na Indonésia

A natureza sempre nos surpreende e muitos lugares do mundo reservam alguma surpresa. Na região de Kalianyar, na Indonésia, existe um vulcão que foge totalmente da regra e expele lava azul em vez da tradicional cor vermelha. Essa raridade faz com que muitos turistas visitem a região para conferir de perto do que a natureza é capaz. É necessário ter cuidado e não é possível chegar muito perto. Mesmo de longe, é possível se encantar com esse passeio. Conheça um pouco mais sobre a história e entenda o fenômeno.

vulcao lava azul indonesia

Curiosidades sobre o vulcão Kawah Ijen

O vulcão fica no leste da ilha de Java e o complexo vulcânico tem um cone principal de 20 quilômetros de diâmetro, 2.386 metros de altitude e várias pequenas crateras no interior. A principal delas, que também é a única ativa, alcança o tamanho de 361 metros de largura e está a 200 metros abaixo do ponto mais alto do vulcão.

E para quem está se perguntando porque a cor das lavas é azul, a resposta é o enxofre. As lavas são lançadas mais de 16 metros de altura e em uma temperatura média de 600º C. A grande quantidade de enxofre puro do local faz com que a cor seja diferente dos demais vulcões. Isso porque a alta temperatura ao reagir com o elemento químico transforma o magma nesta coloração atípica.

vulcao lava azul indonesia localizacao

Para ver esse momento curioso, o melhor horário é no final da tarde. Mas, como a reação química deixa um forte cheiro que é bem desagradável, os visitantes devem usar máscaras. Por mais que seja um ponto turístico diferenciado, ele tem seus perigos, especialmente para os moradores que trabalham nas proximidades. Dezenas deles se arriscam diariamente para extrair enxofre do vulcão. As condições de trabalho são insalubres. Cada quilo de material recolhido vale apenas 680 rúpias indonésias (R$ 0,13). Como durante o dia cada trabalhador consegue retirar perto de 90 quilos, para aumentar a renda, muitos acabam trabalhando também na parte da noite.

vulcao lava azul indonesia escuro
Fotos: Divulgação e Creative Commons

Como chegar na Indonésia

Não há voos diretos do Brasil para chegar ao país do vulcão Kawah Ijen. Mas é possível fazer o trajeto com escalas em várias cidades da Europa. E, para se deslocar pelo país é possível usar os mototáxis, muito populares por lá. Acaba sendo uma boa opção, já que além de barata, você terá a oportunidade de conhecer e ver melhor os lugares por onde passar.

:: Veja também: 10 pontos turísticos para conhecer no Porto, em Portugal

A Indonésia também é conhecida pelas praias paradisíacas. Visitar o país se torna uma boa ideia, já que há diferentes opções para aproveitar. Se ficou interessado em conhecer esse vulcão com uma característica bem diferenciada, vale a pena programar uma viagem para este país exótico. O passeio irá garantir boas lembranças de como a natureza pode nos surpreender.

Deixe aqui o seu comentário