Conheça os incríveis cânions no Rio Grande do Sul

Um destino no Brasil que mostra como a natureza pode sempre nos impressionar é a cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. A cidade conta com um verdadeiro tesouro nacional que são os impressionantes cânions. Os mais famosos são o Itaimbezinho e o Fortaleza.

Trilhas e paisagens impressionantes dos cânions fazem parte dos atrativos desse local. Como os dois mais conhecidos são os mais visitados, vamos falar um pouco mais de cada um deles.

Cânion Itaimbezinho

É o principal deles, que pertence ao Parque Nacional Aparados da Serra, que é administrado pelo Ibama. Fica a cerca de 18 quilômetros da cidade. O acesso é por uma estrada de chão batido. Sua formação rochosa existe há pelo menos 130 milhões de anos. Sua extensão é de 5800 metros e com largura que varia entre 200 e 600 metros. Em algumas partes a profundidade chega a 720 metros.

itaimbezinho)

Há também o Rio Perdizes que desce as paredes formando a cascata Véu de Noiva. Uma beleza impressionante que cai de uma altura de 700 metros.

:: Você vai gostar: Roteiro do vinho: as vinícolas mais famosas da América do Sul

Dentro do parque você conta com estacionamento, banheiros e guias que auxiliam os turistas a realizarem as trilhas do local. São três trilhas principais. Uma para ver a cascata Andorinhas, outra que proporciona uma visão geral do cânion e a última que é mais puxada, mas também a única que permite o acesso ao interior dos cânions. O parque é aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. O valor é de R$ 8 por pessoa.

Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza é outro ponto que merece ser visitado e que impressiona na cidade de Cambará do Sul. Esse cânion fica a 23 km do centro da cidade e pertence ao Parque Nacional da Serra Geral.

O nome Fortaleza tem um motivo: a configuração do terreno, de forma que lembra as muralhas de um forte, dá o nome ao impressionante local. Em alguns pontos ele chega a 900 m de altura. No local a cachoeira do Tigre Preto forma a mais bonita queda de água do conjunto das cascatas em um ângulo ótimo para você ver.
No cânion, é possível conhecer o Mirante da Fortaleza e a famosa Pedra do Segredo. Ele conta com 5800 metros de comprimento, 2000 metros de largura e profundidade de 600 metros.

canion fortaleza

Desse local também é possível observar cerca de 95% do cânion e as praias que fazem o limite entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina de cima do morro.

Lá não tem cobrança de entrada e você pode visitar todos os dias. Mas, vá devagar e prefira não ir com seu carro. São 13 quilômetros de asfalto e mais 10 de estrada de chão. Esses 10 são em uma estrada horrível.

Ficou com mais vontade de conhecer os cânions? Se você não mora no Rio Grande do Sul, pegue um avião até Porto Alegre e depois vá para Cambará do Sul. Ou quando você visitar Gramado ou Canela pode aproveitar esses dias no Estado e fazer esse passeio imperdível para os cânions. Pode ter certeza que você vai adorar. O lugar é indescritível!

Deixe aqui o seu comentário