Veja porque a Pedra do Segredo atrai turistas para Caçapava do Sul

O interior do Rio Grande do Sul esconde muitas belezas incríveis que merecem a sua visita. Uma delas é a Pedra do Segredo, conjunto de cerros formado por conglomerados e arenitos ferruginosos, com aproximadamente 160 metros de altura.

Esse destino, que fica na cidade de Caçapava do Sul, tem esse nome por causa de suas cavernas e labirintos.

Belezas por todos os lados

 

Além de sua beleza indescritível, esse local é imperdível para os amantes da natureza e montanhistas. As pedras gêmeas são muito parecidas com duas cabeças de gorila com rosto colado.

E a pedra possui três cavernas, ideal para os aventureiros que querem explorar um pouco mais desse destino. A primeira delas, chamada de caverna da escuridão, inicia em um túnel que tem extensão de cerca de 60 metros e atravessa a pedra para chegar até a parte mais elevada.

A segunda, chamada salão das escalactites é a maior e está localizada um pouco depois do túnel escuro. Já a terceira tem o nome de quem a descobriu: Percival Antunes. Ela está a uma altura de 90 metros e te proporciona uma visão incrível da região. É muito usada como ponto de partida para rapel e escaladas.

::Uma lista com lugares incríveis para conhecer ainda esse ano no Brasil

Por ser uma Unidade de Conservação, o Parque da Pedra do Segredo conta com algumas normas. Mas tudo isso para manter a boa estrutura e atrair cada vez mais pessoas interessadas em aventuras e um passeio inesquecível.

E uma das atrações mais procuradas no parque são as trilhas. Uma trilha de 722 metros, contados a partir da base da terceira caverna. E a outra, com extensão de 4 km, que percorre lugares dignos de filme, onde você verá animais diversos e espécies vegetais variadas, como orquídeas e bromélias.

Nessa trilha você poderá ir até o topo da pedra, de onde terá um visual incrível e de tirar o fôlego. Mas por motivos de segurança e preservação ambiental, ela só pode ser feita na companhia de um monitor ambiental.

Guaritas Caçapava do Sul Brasil
Guaritas Caçapava do Sul Brasil / Foto de Valerio Pillar/Flickr

Para quem vem de longe, a cidade fica cerca de 260 quilômetros de Porto Alegre. Se você vem de carro, deve seguir pela RS 357, que liga a cidade a Lavras do Sul. O trajeto de 4 quilômetros é asfaltado, mas depois você deve entrar a direita na localidade de esquina do segredo e percorrer 5 quilômetros de estrada de chão.

:: Ir até o topo é um desafio para quem visita Monte Roraima

O local recebe muitos visitantes, mas é mais tranquilo se for comparado com grandes destinos turísticos do Brasil. E ao mesmo tempo proporciona bons passeios e atrações que vão te deixar com vontade de passar mais tempo do que o planejado na cidade de Caçapava do Sul.

Visite o município e o Parque Pedra do Segredo que você terá boas oportunidades de encarar uma aventura diferenciada em solo gaúcho.

Deixe aqui o seu comentário