Conheça Santa Tereza, pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul

Uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, que podemos até chamar de joia rara, é Santa Tereza. O município de pouco menos de dois mil habitantes que fica na serra gaúcha, pouco depois de Bento Gonçalves, além de ter a simpatia e beleza por ser pequeno e pouco movimentado também guarda muita história.

Santa Tereza 2 (arquivo pessoal)

A cidade é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) desde 2012 e tem um centro histórico com construções de arquitetura polonesa e italiana que relembram um pouco nossa história no passado e nos fazem ter uma verdadeira viagem no tempo ao chegar na cidade.

Imigrantes dos dois países povoaram a cidade em 1887 e os traços permanecem desde essa época. São 25 prédios que fazem parte do centro histórico e guardam toda a história dessa pequena cidade, com cerca de 1800 habitantes. Algumas ainda servem de moradia ou de comércio, sendo verdadeiros símbolos da cultura local.

Santa Tereza também foi cenário principal do filme Saneamento Básico, do diretor Jorge Furtado, e que tinha no elenco Wagner Moura, Lázaro Ramos, Fernanda Torres e Camila Pitanga. Na obra é possível ter uma noção maior de como é linda a cidade.

Santa Tereza (arquivo pessoal)

Por não ser um município muito populoso, tudo é tranquilo, não há muita festa e o silêncio está quase sempre presente. Local perfeito para quem quer relaxar e quando ouvir um barulho que seja do vento ou dos pássaros ao redor. Mesmo no centro da cidade e nos finais de semana, o movimento é muito pequeno de carros. Tudo é perto e os moradores parecem não ter vontade de utilizar seus carros para andar poucos metros, o que é uma ótima ideia.

:: Um charme! Conheça Farroupilha, um destino na serra gaúcha

E no caminho da cidade você encontra ainda o Vale dos Vinhedos, outra boa oportunidade de diversão dentro da mesma viagem. Você pode até ir para o Vale provar um vinho e a gastronomia e depois descansar no silêncio de Santa Tereza.

O artesanato e o turismo religioso também são fortes e mais um motivo para quem quer conhecer e visitar essa pequena cidade gaúcha. A agricultura é o sustento da maioria dos moradores e inclusive a cidade conta com um alambique que produz uma cachaça reconhecida internacionalmente pela sua qualidade. Para quem procura paz e tranquilidade em um lugar silencioso, Santa Tereza, pequeno município do interior do Rio Grande do Sul, é uma ótima dica.

:: Um passeio por Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil

Para quem vem de carro, a cidade fica cerca de 140 km distante da capital Porto Alegre. Com todos esses atrativos certamente Santa Tereza se torna uma boa opção de passeio para quem quer dar uma relaxada. Você viverá momentos que guardará para sempre na memória nessa pequena cidade tão encantadora e uma verdadeira joia, já que o turismo ainda não é tão forte e a tranquilidade é constante.

Deixe aqui o seu comentário