Ilha do Araújo é a segunda maior ilha da baía de Paraty

Cidade encantadora no estado do Rio de Janeiro, Paraty tem praias lindas e muita história por todas as ruas, especialmente no centro histórico. Visitar essa cidade pelo menos uma vez na vida é parada obrigatória.

Paraty é um destino muito interessante, mas você já ouviu falar da Ilha do Araújo? Nesse texto vamos falar um pouco mais do turismo nessa ilha da cidade carioca.

Conhecendo um pouco mais da ilha

A rotina de quem conhece a ilha pode ter vários atrativos. Passear de canoa, fazer algumas trilhas pela mata, pescar com rede ou dar uma volta e conversar com os moradores, conhecendo um pouco mais da rotina de quem mora lá são algumas atividades que podem ser feitas.

:: Ilhabela: um recanto de belezas naturais no litoral paulista

São apenas dois quilômetros de extensão por um de largura, na ilha que é a maior da baía paratiense, mesmo não sendo muito grande. Casas particulares formam boa parte desse território, mas uma parte é de um cenário bucólico formado pela praia do Pontal e pela igrejinha de São Pedro.

Foto: Wikimedia Commos/Srta.bbg

E a hospedagem do local é bem diferenciada. Há cerca de 10 anos o líder comunitário Almir Tã percebeu que o turismo poderia dar retorno e ajudar a manter as tradições caiçaras do lugar vivas. Com isso as casas de alguns moradores se tornaram locais para receber hóspedes e assim outros tipos de turistas e viajantes passaram a frequentar o local.

Cerca de 150 famílias moram atualmente na Ilha do Araújo e os turistas visitam muito o local. Pessoas que gostam de conhecer a cultura e como eles moram nesse cantinho do nosso país frequentam o local que cada vez mais está aberto para receber turistas.

E um dos pontos altos do local é no final de junho e início de julho, quando a comunidade promove as festas de São Pedro e São Paulo. Apresentações musicais e venda de comidas típicas e artesanato fazem parte da programação. Uma procissão marítima partindo da ilha em direção ao centro histórico de Paraty encerra as comemorações.

A Ilha fica apenas a 300 metros do continente, sendo de fácil acesso, na altura da praia Grande. A travessia é feita de barcos em 10 minutos. Esse é um passeio diferente e não muito longe de destinos tradicionais do país, como os do Rio de Janeiro.

:: Respire fundo e conheça as 10 melhores ilhas do mundo

Não deixe de conhecer a Ilha de Araújo, que fica em Paraty, e ver de perto essa cultura dos moradores que ainda mantém o local e as tradições vivas o ano todo. Se você está indo visitar Paraty essa é uma ótima ideia para conhecer um local diferente. Não deixe de aproveitar.

Deixe aqui o seu comentário