Deserto do Saara: toda a beleza do maior deserto do mundo

Conhecer o Deserto do Saara parece daqueles passeios praticamente impossíveis. O lugar é cheio de mistérios e histórias e algumas vezes até podemos achar que ele nem existe. Mas existe sim, e é uma ótima ideia de passeio para quem quer conhecer um lugar diferente.

:: Como organizar um safári pela África

O maior deserto do mundo fica no Norte do continente africano e é tão grande que abrange vários países. Sua área territorial é maior que o Brasil. Nesse texto, vamos falar um pouco sobre ele:

Qual a sua abrangência?

Para começar, você deve saber que o Deserto do Saara atravessa os países da Argélia, Egito, Marrocos, Tunísia, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Nigéria, Líbia, Chade e Sudão. O deserto faz fronteira com quase todos os países do norte da África, onde predomina a cultura árabe.

deserto saara sombras

Vida no deserto

As dunas iniciam perto do Alto Atlas, onde só existe vegetação, e vão até as zonas mais tropicais. Nos oásis estão muitas palmeiras de tâmaras e a água deles é canalizada para garantir a irrigação na maioria das vezes.

E, em alguns casos, a água consumida vem de aquíferos, aos quais são acessados por meio de poços. E aqui uma curiosidade: três quartos do deserto são de cascalho e só o restante é de areia e dunas.

Na questão do meio ambiente, são poucos animais que habitam a região. Entre eles estão escorpiões, lagartos, cobras, dromedários, cabras e antílopes.

deserto saara

Visitando o Deserto do Saara

Para chegar lá, saindo do Marrocos, o caminho mais conhecido, você pode ir até a cidade de Marrakesh, onde levará cerca de 10 horas de viagem por estradas difíceis e com poucas paradas.

Mas, caso você esteja com mais tempo e queira conhecer um pouco da região, pode fazer algumas paradas mais estratégicas para conhecer o seu povo e a sua cultura. Na região há várias excursões que proporcionam essa experiência.

Um destino interessante no caminho é Ait Bem Haddou, uma cidade que foi tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Cerca de 70 famílias vivem no município, em espécies de labirintos de casas feitas com um tipo de barro para proteger os moradores das temperaturas altas do verão, que chegam aos 50ºC.

Nessa região, alguns filmes muito famosos como Gladiador e Indiana Jones foram filmados, o que já dá para ter uma ideia de como é lindo o lugar.

Chegando lá é uma visão indescritível. De longe você já avistará alguns camelos e depois poderá subir em um deles para dar uma volta e conhecer aquela imensidão do deserto em cima de um animal típico do lugar.

deserto sarra paisagem

É difícil descrever em palavras a imensidão e toda a beleza desse lugar que fica no continente africano. Trata-se do maior deserto do mundo e isso por si só já seria um excelente atrativo.

:: Pirâmides do Egito: um destino africano de história, imponência e mistério

Sem contar que é possível conviver de perto com a cultura local e conhecer cidades pelo caminho, onde moram pessoas que convivem de perto com o calor, o frio em algumas situações e as paisagens incríveis.

Deixe aqui o seu comentário