Gastronomia, história, arquitetura… Várias motivos para conhecer Tiradentes, em Minas Gerais

Tiradentes é uma pequena cidade no interior de Minas Gerais que deve ser conhecida por diversos motivos. Além de ter o nome em homenagem à Tiradentes, que é inclusive feriado nacional, a cidade tem sua parte histórica bem conhecida e locais que você pode conhecer caminhando, sem necessidade de investir muito do seu dinheiro.

A arquitetura das construções e a riqueza cultural da cidade impressionam quem gosta de conhecer lugares diferentes e ir para destinos que nos lembram o passado. E claro que os pratos deliciosos da culinária mineira também são ótimos atrativos para você que está visitando a cidade.

Tiradentes (pixabay)

Uma ótima ideia para começar essa viagem cultural é fazer o passeio de Maria Fumaça. A viagem que vai até São João Del Rei dura um pouco mais de 30 minutos, mas deixa boas lembranças, passando nas margens do Rio das Mortes. Durante o passeio você conseguirá admirar cenas típicas do interior e a paisagem local.

Atrações em Tiradentes

A principal e mais conhecida atração de Tiradentes é a parte histórica. Caminhando mesmo você poderá conhecer várias dessas atrações como as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos e a Matriz de Santo Antônio. Também pode encontrar o Museu Parque Toledo para apreciar obras do passado.

Tiradentes 2 (pixabay)

Muita gente costuma dizer que o passeio por Tiradentes é rápido, já que em um ou dois dias você conhece tudo que ela oferece de história. Mas a cidade não conta apenas com o centro histórico, ao contrário do que a maioria pensa. A região onde fica o município também é bem popular com opções ligadas ao ecoturismo. Cavalgadas, trilhas em veículos, passeios de bicicletas e caminhadas visitando cachoeiras são algumas das opções que com certeza vão valer a pena, já que você poderá ter contato mais próximo com a natureza e presenciar a tranquilidade do local.

:: Um passeio pelas cidades históricas de Minas Gerais

Conhecer a Serra de São José é uma alternativa para quem não quer ficar somente na parte histórica. Trekking, pedaladas e passeios de jipe levam os visitantes aos mirantes da serra, que podem chegar a 1260 metros de altitude. São trilhas e mais trilhas por paisagens panorâmicas, além de passar por “calçadas”, que são os caminhos abertos pelos escravos no século 18 para transportar ouro.

E além de todo esse passeio histórico, cultural e de aventura, a gastronomia é uma atração especial em Tiradentes. Delícias da culinária mineira são encontradas na cidade, que conta com diversos restaurantes de comida regional. O feijão-tropeiro, o tutu, o torresmo e receitas que combinam frango e angu com ora-pro-nóbis são os destaques dos cardápios da cidade.

:: De Norte a Sul, veja qual destino mais combina com você segundo a culinária brasileira

É difícil não se encantar pela cidade mineira. O local que tem lembranças até hoje de uma parte da história do Brasil e uma cultura muito rica ainda conta com outras atrações. É um passeio que proporcionará uma viagem no tempo, além de permitir que você tenha um pouco de descanso e tranquilidade. Com certeza conhecer Tiradentes vale a pena.

Deixe aqui o seu comentário