Guarda do Embaú: o balneário catarinense de beleza e diversão

No estado de Santa Catarina, o que você mais encontrará são as belezas naturais. São tantas praias, trilhas e lugares simplesmente paradisíacos que fica difícil escolher a melhor. Mas uma delas que é muito bonita e merece a sua visita é a Guarda do Embaú.

A praia, que pertence ao município de Palhoça e fica cerca de 50 km da capital Florianópolis, é inclusive considerada uma das 10 mais belas do Brasil. A diversidade das águas, com locais de mar tranquilo e outros mais agitados para surfistas, trilhas ecológicas, opções de lazer e a movimentada vida noturna tornam esse destino especial.

Guarda do Embaú 2 (google)

Para chegar até a praia já é uma surpresa agradável. É preciso atravessar o rio do Madre. Isso pode ser feito nadando ou com o auxílio de um barquinho, que sempre você encontrará um disponível.

Atrações

As praias acabam sendo a principal atração. Três delas merecem destaque especial. A principal delas e mais frequentada é a Guarda do Embaú, que também é a preferida dos surfistas. Mas também há a Prainha, que é bem pequena e deserta, ideal para quem quer relaxar e não ficar em um local muito movimentado.

Para acessar você precisa pegar uma trilha partindo do canto norte da praia da Guarda do Embaú. Surfistas também são muito atraídos para lá pelas boas ondas.

Outra atração do local é Pedras Altas. Ela tem acesso bem difícil e o público que frequenta é mais alternativo. São seis quilômetros de estrada de terra. Ela é dividida em duas praias pequenas de cem metros, protegidas por costões verdes e cheias de pedras, e são permitidas apenas para quem entrar sem roupas.

:: Praia da Pipa: da tranquilidade à badalação

É uma praia de nudismo para quem quer experimentar uma aventura diferente. O mar é bem calmo e propício para banhos e esportes aquáticos. Ao lado dela fica a fazenda de mariscos, que são servidos fresquinhos para quem está pela praia.

Todas são ótimas opções e se for possível conhecer todas certamente você não vai se arrepender.

Mas outro passeio que você deve fazer, especialmente se curtir trilhas e aventuras, é subir até a Pedra do Urubu. São cerca de 30 minutos de caminhada, mas que são totalmente recompensados quando você chegar lá em cima. Esse é um mirante natural que te proporcionará uma das mais belas vistas da região e é um dos passeios bem tradicionais do local.

Guarda do Embaú (google)

E quem quer algo diferente, pode visitar a Cachoeira da Zanela. A cascata é uma atração para quem quer fugir um pouco da praia e do movimento na areia. Com oito metros de queda, ela forma uma piscina natural de águas transparentes. A chegada é um pouco difícil, por trilha no meio da mata e que demora cerca de 40 minutos. Mas com certeza vale o esforço.

Se o que você procura é um local diferenciado e que foge do tradicional do turismo brasileiro, visitar a Guarda do Embaú é uma boa dica para se divertir e conhecer um local lindo, com praias que são muito visitadas todos os anos e sempre encantam os turistas.

Gostou? Então conheça as praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo.

Deixe aqui o seu comentário