Conheça Holambra: um pouco da Holanda no interior de São Paulo

Holambra é uma cidade de influência holandesa localizada no estado de São Paulo, a cerca de 140 quilômetros da capital (aproximadamente a 1h40 de carro) e faz parte da região metropolitana de Campinas.

A cidade foi fundada na década de 50 e o seu nome Holambra é derivado da junção de HOL de Holanda, AM de América e BRA de Brasil.

Reconhecida como a Capital Nacional das Flores, Holambra é responsável por uma importante parte da produção de flores em todo o Brasil e sedia no segundo semestre do ano, em setembro, a Expoflora, que é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, uma feira cultural e gastronômica que atrai cerca de 300 mil visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo.

Durante a Expoflora, as fazendas de cultivo de rosas permitem aos turistas um contato mais próximo das plantações. É possível entrar nas estufas e percorrer a pé os campos floridos. Este passeio e o City tour são organizados por agências de turismo.

holambra gerberas

Durante os fins de semana, as agências têm horários fixos e normalmente se utilizam de vans ou micro ônibus no transporte dos turistas. Já durante a semana, os tours costumam ser mais privativos.

As floriculturas e as fazendas ficam abertas para visitação durante todo o ano, mas é neste período que eles recebem o maior número de visitantes e para este tipo de passeio, sugiro que você reserve pelo menos 2 horas do seu dia.

:: Cidades brasileiras com ares europeus

Souvenirs holandeses podem ser comprados em um dos três shoppings da região e o tamanco de madeira em diferentes tamanhos é um destes atrativos – este tipo de sapato costuma manter os pés secos e seguros, no entanto, não espere ver holandeses com eles por aí, apenas um grupo de pessoas utilizam este tipo de sapato na Holanda e são os trabalhadores rurais.

Tamanco de madeira holande holambra

Em restaurantes você encontra comidas típicas holandesas como o salsichão, kassler que são acompanhados por repolho roxo, purês de batata e de maçã, Hollandse Tafel, Eisbein, que é o joelho de porco cozido, ou pururuca e acompanha chucrute, purê de ervilha com bacon e purê de maçã, as deliciosas sobremesas de massas folhadas com frutas, canela e amêndoas, além da famosa torta holandesa.

Durante a sua visita a Holambra não deixe de visitar o Moinho Povos Unidos, ele foi inaugurado em 2008 e trata-se de uma cópia fiel dos moinhos tradicionais holandeses, possui 38 metros de altura e 26 metros de envergadura, sendo este o maior da América Latina.

:: Roteiro de museus para conhecer em São Paulo

Em seu topo, há um mirante de onde é possível observa a bela vista da cidade. Além disso, você pode visitar o seu interior, onde há uma decoração riquíssima que conta a história de sua construção.

Holambra Moinho Povos Unidos

Holambra foi fundada por uma comunidade de brasileiros e por imigrantes holandeses que vieram para o Brasil após o fim da Segunda Guerra Mundial, em meados de 1948, e a manutenção das tradições e cultura trazidas pelos imigrantes dão à cidade características peculiares.

Aproximadamente um milhão de turistas são atraídos para lá, por isso, aproveite o fim de semana para conhecer este charme de cidade e você vai querer voltar outras vezes.

Deixe aqui o seu comentário