Ilha de Combu, em Belém, ganhou fama por seus chocolates artesanais

A capital do Pará é daqueles destinos do Brasil que você precisa conhecer. Já falamos dela aqui e você pode perceber que motivos não faltam para conhecer a cidade.

Museus com cenografia caprichada, a devoção religiosa que une todas as crenças e leva multidões para as ruas e a gastronomia diferenciada são alguns atrativos. Está claro que a capital do Pará é uma boa atração no nosso país.

:: Você já ouviu falar em Barra de Camaratuba, um paraíso remoto na Paraíba?

E um dos destinos interessantes do município é Combu, uma das 39 ilhas de Belém que ganhou fama com seus chocolates artesanais. Eles são feitos com cacau plantado no quintal de casas erguidas sobre palafitas.

Toda essa Área de Proteção Ambiental está na margem esquerda do rio Guamá, a 1,5 quilômetro do sul de Belém. São 15 km² de extensão e a ilha é atrativo para viajantes que procuram passeios em furos e igarapés locais.

ilha de combo_para (2)

Cerca de 200 famílias são responsáveis pelos chocolates 100% cacau e representam 50% da população da ilha. A produção anual é de quatro toneladas. O solo fértil que está sempre úmido e é rico em minerais argilosos contribui para que a qualidade do produto seja diferenciada e atraia a atenção de todo o país.

A travessia de Belém para a ilha dura em média 15 minutos e é feita por embarcações que saem de um pequeno porto na praça Princesa Isabel, que fica no bairro da Condor. Aos finais de semana especialmente moradores de Belém vão até Combu para relaxar e curtir um pouco o ambiente.

ilha de combo_para (3)

Além da natureza ao redor, da sensação de tranquilidade e dos restaurantes com comida típica, os visitantes podem aproveitar a visita para tomar um banho de rio. O local conta com infraestrutura bem simples, mas é bem confortável.

Alguns estabelecimentos contam inclusive com atividades de lazer como parquinhos para as crianças e trilhas ecológicas para quem quer ir para dentro da ilha. Tudo é feito sem guia, mas o turista é orientado para respeitar a sinalização indicando os limites da trilha.

Gastronomia boa e diferenciada na ilha

Em todos os restaurantes da Ilha do Combu, o cardápio acaba sendo bastante variado. Há os pratos com peixes típicos da região, como filhote e pescada amarela, que estão entre os mais pedidos. Mas também tem outras opções.

Outro destaque da culinária local é o açaí, produzido na própria ilha. Além das opções de peixes, também são servidos pratos de carne bovina, frango e frutos do mar. Boa parte dos restaurantes aceita cartão, mas por garantia é melhor levar algum dinheiro junto.

:: De Norte a Sul, veja qual destino mais combina com você segundo a culinária brasileira

Não deixe de conhecer essa charmosa ilha que fica no Pará. Aproveite quando for visitar a capital do estado para dar um pulo em Combu e conferir de perto as atrações e o chocolate artesanal único no Brasil. E o melhor de tudo é que tanto conhecer Belém como a Ilha de Combu sairá bem mais em conta do que outros destinos brasileiros.

Deixe aqui o seu comentário