Minas do Camaquã: o que saber antes de explorar o seu interior

Já pensou em visitar e conhecer o interior de uma mina? No Brasil isso é possível. Mais precisamente na cidade de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, você pode visitar a Mina de Cobre do Camaquã, datada de 1865. O local antigamente realizava o trabalho de mineração de cobre, mas hoje se tornou um espaço de lazer e diversão.

O viajante pode ficar mais perto da natureza, com mais de 11 hectares de água para esportes náuticos, e ainda fazer uma visita nas minas, que precisa ser agendada com a empresa que realiza esses passeios.

minas do camaqua (1)

E o local é um tanto curioso. As residências são hierarquicamente distribuídas. Nos pontos mais altos e com melhor visual estão as melhores, que pertenciam as pessoas com cargos mais elevados. Já as mais simples estão localizadas nas áreas mais baixas.

:: Conheça os incríveis cânions no Rio Grande do Sul

A mesma empresa que oferece a visita para a área de mineração também oferece city tour, rapel, canoagem, passeios de bicicleta, trilha, cavalgada, tirolesa com 1110 metros e outras opções. Entretenimento não vai faltar durante seu passeio para as Minas do Camaquã.

Outras atrações

Na cidade você também pode aproveitar para subir na Pedra da Cruz, onde há uma cruz de metal de 17 metros de altura, idealizada pelo ex-proprietário da mineração Baby Pignatari. Esse é o primeiro morro de uma sequência curiosa de quatro deles, com elevações alinhadas e em formas de capuz quando são vistas em perfil.

É um local perfeito para escalada e trekking, com vista panorâmica para a vila e a Barragem João Dias. Há também a mina a céu aberto, que foi inundada e conta com um visual impressionante, e a mina subterrânea, com 500 metros de profundidade e que fica na área industrial onde extraiam o cobre.

minas do camaqua (2)

E a região onde estão as minas conta com montanhas rochosas que formam um cenário único e ainda contam com rica fauna e flora.

As minas ficam em Caçapava do Sul, cerca de 260 km de Porto Alegre, e distantes 73 km da cidade. É um local um pouco afastado, mas por tudo que mostramos aqui certamente é imperdível e a visita é uma ótima opção de passeio para quem gosta de unir história e aventura, conhecendo um local onde funcionava uma mina e aproveitando as opções de entretenimento para os aventureiros que são oferecidas atualmente.

:: As históricas ruínas de São Miguel, no Rio Grande do Sul

Caçapava do Sul conta ainda com o Parque Pedra do Segredo. Uma cidade do interior do Rio Grande do Sul que pode ser que você ainda não tenha ouvido falar dela, mas que conta com ótimas opções de entretenimento. A dica é aproveitar a folga e ir para esse destino não tão conhecido turisticamente, mas que tem opções que não perdem para nenhum destino mais famoso.

Deixe aqui o seu comentário