Museus para conhecer em São Paulo

São Paulo é a maior cidade do Brasil e com trânsito intenso o tempo todo. Isso pode tirar a vontade de você conhecer a capital paulista, já que deve achar que não há atrações por lá. Por ser uma cidade com muitas pessoas, pode ter certeza que existem opções de entretenimento para todos os gostos.

:: Templo Khadro Ling: uma parte do Tibete no Rio Grande do Sul

E algumas delas podem ser gratuitas. Se você gosta de cultura e visitar museus, esse texto foi feito para você. A cidade conta com várias opções para você conhecer um pouco da história que permanece preservada. Conheça algumas delas:

Museu de Arte Contemporânea

Localizado na Universidade de São Paulo, conta com lindas exposições. Quase dez mil obras fazem parte do acervo que é considerado o mais importante de arte contemporânea da América Latina.

Boa parte dele veio do casal Ciccillo e Yolanda Matarazzo, responsáveis pela fundação do Museu da Arte Moderna, em 1948. Depois de desentendimentos com a diretoria, ele resolveu dar fim ao museu e doou todo o acervo para a USP, onde está hoje.

Museu de Arte Moderna

Fundado por Ciccillo Matarazzo, o local conta com grandes exposições, além de cursos de pinturas, fotografia e outros assuntos criativos.

Sim, teoricamente o museu acabou, como foi dito acima. Mas nem todos foram favoráveis a essa decisão. Com isso, os sócios Paulo Mendes de Almeida e Mário Pedrosa deram início ao novo MAM, que provisoriamente foi sediado em vários lugares, para depois chegar na sede atual, no Ibirapuera.

museu sao paulo

MASP

É um dos mais tradicionais museus de São Paulo. Seu acervo conta com nomes como Renoir, Botticelli, Ticiano e Degas, com exposições permanentes temáticas e muito interessantes. No início, ficava no centro da cidade, mas com o tempo o enorme acervo precisou de outro espaço.

O governo cedeu o terreno do mirante do Parque do Trianon, mas com a condição de que a construção preservasse a vista. E ali surgiu uma grande obra, já que Lina Bo Bardi, esposa do italiano Bo Bardi, teve a ideia de construir um prédio suspenso, onde a vista e o museu convivem juntos. Com isso, uma grande obra foi construída, já pelo lado de fora.

masp

Museu da Imagem e do Som

Outro museu muito interessante e imperdível na cidade é o Museu da Imagem e do Som. Lá você terá uma concepção diferente do que é um museu de arte. Todo o acervo (mais de 350 mil itens) é dedicado a filmes, fotografias e gravações de sons.

Resumindo, o registro de tudo que passa pelo país. Com isso, o museu conta com atividades diferenciadas, incluindo palestras, seminários e apresentações de filmes. A programação é enorme.

São tantas opções que é impossível colocar tudo em um texto. Mas pode ter certeza que a maior cidade do Brasil conta com muitas atrações culturais e que vão fazer você se divertir por lá. Aproveite, pesquise e conheça as mais interessantes.

:: Já ouviu falar no Jalapão, em Tocantins? Pois deveria…

Deixe aqui o seu comentário