O encanto espanhol da Feira de Arles, na França

Quem vai viajar para a Europa sabe que sempre vai encontrar muitas atrações, já que todos os países são turísticos e tem boas opções de entretenimento. Mas, de abril até setembro começa o período mais intenso de festas populares no continente.

Tratam-se das festas tradicionais e históricas da cidade, onde você consegue conviver mais de perto com a cultura de cada lugar, convivendo com as pessoas que moram lá e conhecendo um pouco mais de história. Se você gosta disso, a dica é pesquisar em que destinos vão ocorrer essas festas populares e aproveitar para conferir de perto durante a viagem.

arles frança (2)

E falando nisso, a Feira de Páscoa em Arles, na França, é um desses exemplos. Ela começa sempre na sexta-feira santa e vai até a segunda depois da Páscoa, atraindo pessoas de toda a Europa.

São pessoas dançando e bebendo, músicas pelas ruas, o flamenco sendo ouvido em som bem alto e Paellas sendo preparadas ao ar livre, parecendo as vezes até que você está na Espanha e não na França.

:: O suntuoso Château Chambord que fica em um vale de imponentes castelos na França

E a cidade de Arles, onde ocorre essa festa, foi tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Celtas, gregos e romanos transformaram o município em uma espécie de pequena Roma. Depois, a partir de 46 a.C. se tornou uma colônia onde os veteranos de regiões que conquistaram Marselha viviam. Com isso e a colonização romana, a sua arquitetura grandiosa começou a ser construída e monumentos lindos e ruínas podem ser visitados até hoje.

E essa festa não para nem de noite. Até de madrugada tem pessoas de todas as idades nas ruas ou nos clubes noturnos, que são chamados de bodegas. Em cada uma delas você ouve diferentes estilos de música. Destaque especial para Les Andalouses, que fica em uma igreja gótica desconsagrada, onde tem flamenco e qualquer um pode se arriscar a dançar.

arles frança (1)

E pontualmente a meia-noite começa o hino à Nossa Senhora do Rocio e todo mundo para. O hino é tocado bem alto e tem a letra projetada nas paredes para todos cantarem juntos, que é o que acontece.

:: Lugares que mais parecem de contos de fada, mas existem

É um estilo de festa totalmente diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil e que faz com que todos os turistas que estão na França se envolvam com essa comemoração. Não tem como não se contagiar, já que a festa e toda a comemoração é muito animada e todo mundo acaba entrando na onda.

Se você gosta de festas e está programando uma viagem para a Europa, ou ainda mais especificamente para a França, dê um pulo em Arles e participe das comemorações. Mesmo com a páscoa demorando para chegar, visite então a Feira do Arroz, de 9 a 11 de setembro, que conta com o mesmo estilo, mas com um clima especial de fim de verão.

Deixe aqui o seu comentário