O lago australiano que surpreende pela colocação rosa

A natureza sempre pode nos proporcionar imagens e momentos incríveis. Quando viajamos, nos deparamos com tantas sensações diferentes, que fazem com que a uma próxima viagem já comece a ser planejada. Mas, mesmo assim, continuamos nos surpreendendo.

Você sabia que na Austrália há um lago cor de rosa? Sim, mais uma vez estamos sendo surpreendidos pela natureza. Já falamos aqui sobre o vulcão que expele lava azul. No sul da Austrália Ocidental, mais precisamente na Ilha do Meio, fica o Lago Hillier. O local foi descoberto em 1802 pelo pesquisador e explorador britânico Mattew Flinders. É dele o nome do pico mais alto da ilha, onde subiu e avistou esse lago de águas rosadas. E William Hillier foi um dos membros da equipe que faleceu de disenteria durante a expedição, por isso o nome de Lago Hillier.

lago cor de rosa austrália

Mas, se você quer saber mais sobre esse fenômeno natural, continue lendo esse texto. Vamos tentar explicar esse ‘mistério’ da natureza.

Por que o lago é rosa?

O britânico e sua equipe, ao descobrirem o local, fizeram uma análise e descobriram que a concentração de sal do lago é semelhante à do mar Morto. Mas nunca conseguiram provar o que foi o responsável pelo fenômeno. Por ter grande concentração de sal, é possível que um tipo de alga se desenvolva nesse ambiente podendo deixar a água dessa cor, porém, nunca foi comprovado.

Podem haver outras explicações. Uma delas é de que a presença de bactérias halófilas nas crostas de sal pode deixar o tom do lago rosado. Você pode ter certeza de que não é uma ilusão de ótica nem efeitos de luzes. A água realmente é rosada. Mesmo tirando a água do lago, a coloração será a mesma.

Como aproveitar a visita

Quem tiver interesse em conhecer o Lago Hillier terá uma experiência incrível. O local é preservado e o lago sofreu pouca ou quase nenhuma influência desde que foi descoberto. Sendo assim, ele é uma ótima atração turística e proporcionará imagens inesquecíveis para você levar na câmera, no celular ou na memória. Do alto do morro é possível ver uma grande mancha rosada bem perto da costa, que é separada por areia e vegetação nativa.

O lago tem 600 metros de comprimento por 250 de largura, o que faz com que as imagens do alto sejam as melhores para você ter de recordação. Algumas pessoas também costumam visitar e observar da costa, de onde a água está um pouco mais transparente, mas ainda com coloração rosada.

E se você pensou que não seria possível dar um mergulho, está enganado. É possível sim, pois a água e seus elementos não são tóxicos. A diferença é que, por ter uma grande concentração de sal, você iria boiar mais facilmente do que em um mar ou lago comum. De qualquer forma, seria uma ótima experiência.

Se você for para a Austrália, tire um tempinho para visitar o Lago Hillier. As fotos já são bonitas. Pessoalmente, as lembranças serão inesquecíveis de um lugar tão diferente que a natureza nos proporciona.

Gostou? O Brasil também conta com lugares inesquecíveis. Clique aqui e veja dicas para o seu próximo destino.

Deixe aqui o seu comentário