Jogos Olímpicos no Rio: um dos eventos esportivos mais esperados do mundo

Para quem gosta de esportes, os Jogos Olímpicos representam um momento único e especial. Durante vários dias, o mundo fica com os olhos atentos ao que acontece na competição.

O que começou muito tempo atrás, hoje está consolidado como um dos eventos mais esperados do mundo, especialmente para quem é apaixonado por esportes.

historia
Infográfico: Rio2016 (rio2016.com)

Como surgiram os jogos

Tudo começou em Olímpia, na Grécia, em 776 a.C., onde os primeiros jogos olímpicos da antiguidade foram realizados. Mais tarde, em 392 d.C. os jogos foram suspensos e voltaram em 1896, sendo realizados em Atenas, na Grécia.

É um evento histórico, e de muita história mesmo. Já foram realizadas 27 edições desde a volta na Grécia, sendo 16 na Europa, seis na América do Norte, três na Ásia e dois na Oceania.

ate hoje
Infográfico: Rio2016 (rio2016.com)

Jogos no Brasil

Esse ano, pela primeira vez o Brasil recebe esse evento mundial e muito aguardado do esporte, que vai acontecer no Rio de Janeiro. São 32 locais onde acontecerão as mais diversas disputas, espalhadas em quatro regiões da cidade maravilhosa – Barra, Deodoro, Maracanã e Copacabana.

Pedra Bonita, no Rio de janeiro
Pedra Bonita, no Rio

São no total 42 modalidades – incluindo o golfe e o rugby, que depois de muitos anos voltam a ser modalidades olímpicas – e você poderá ficar por dentro e torcer muito para os atletas brasileiros entre os dias 5 e 21 de agosto.

O Brasil, que já recebeu duas Copas do Mundo, sediará pela primeira vez os Jogos Olímpicos, evento que reforça a importância mundial do país nos esportes e não só no futebol, que o Brasil já é popular e reconhecido.

rugby
Rugby, modalidade que volta a aparecer nos jogos

Será a oportunidade de atletas brasileiros mostrarem que podem sim ser os melhores do mundo e competirem em casa, diante da sua torcida. E os torcedores também terão uma oportunidade única de acompanhar de perto todas essas modalidades e diferentes atletas na disputa por uma medalha.

Serão mais de 10 mil atletas de 206 países, o que será uma oportunidade de o país aproveitar seu potencial turístico e todas suas atrações para todos os visitantes e atletas que pousarão em solo brasileiro, além de conquistarem pessoas de diferentes nacionalidades, fazendo elas ficarem com vontade de voltar e ao mesmo tempo transmitindo uma boa imagem do país para o mundo todo, já que tudo também será transmitido.

Boxe
Boxe

Nesse ano, o Viajantes Aprendizes estará cobrindo esse evento mundial com detalhes aqui e nas nossas redes sociais. Inclusive, no dia 7 de abril, estive presente no Aquece Rio, programa de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, adiantando as novidades de um dos maiores eventos esportivos do planeta. Veja algumas fotos:

Para nós, é muito importante cobrir os jogos, dar o nosso olhar sobre o evento e, principalmente, sobre todo o movimento que é criado envolvendo esporte, turismo, viagens, confraternizações e gente dos mais diferentes lugares e culturas do mundo. É um evento muito mais esportivo que de viagem, mas que agrega ao mundo todo.

Grumari, no Rio de Janeiro
Grumari, no Rio de Janeiro

Marca Olímpica

rio de janeiro

PrintA essência da marca é paixão e transformação. A marca representa a paixão que une os brasileiros na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Além disso, a paixão pelo esporte, pela transformação de uma cidade, de um país, do planeta e das pessoas.

Tocha Olímpica

A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. A chama é conduzida através das tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.

Os segmentos que se abrem na Tocha Olímpica Rio 2016 revelam elementos de brasilidade: o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.

Mascotes

Os mascotes nasceram da explosão de alegria que rolou quando o Rio foi escolhido para ser a casa dos Jogos Olímpicos, no dia 2 de outubro de 2009.

Vinícius

É o mascote dos Jogos Olímpicos, uma mistura da fauna brasileira. O nome foi inspirado no poeta brasileiro da Bossa Nova, Vinicius de Moraes.

vinicius olimpiadas
Vinicius, mascote

Tom

É o mascote dos Jogos Olímpicos, uma mistura que representa a flora brasileira e faz homenagem ao maestro que cantou os encantos do Brasil.

tom olimpiadas
Tom, mascote

Você sabia?

Olimpíadas e Jogos Olímpicos são duas coisas diferentes. O período em que acontecem as competições é chamado de Jogos Olímpicos, enquanto as Olimpíadas representam o período que antecede esses jogos, ou seja, o intervalo de quatro anos entre eles.

Para organizar os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul são necessários:

  • 25 mil bolas de tênis
  • 8,4 mil petecas
  • 315 cavalos
  • 60 mil cabides
  • 100 mil cadeiras
  • 72 mil mesas
  • 34 mil camas
  • 11 milhões de refeições

Acompanhe as notícias oficiais dos Jogos Olímpicos:

Site – www.rio2016.com
Facebook – Rio 2016
Instagram – @rio2016
Snapchat – @rio2016

Gostou? Continue com a gente que vem muita coisa boa por aí.

Deixe aqui o seu comentário