Um passeio diferenciado e descobertas surpreendentes no Pantanal

Se você gosta de aventuras e do contato com a natureza, certamente tem interesse em conhecer o Pantanal. A maior planície alagável do planeta conta com muitas opções de lugares para os turistas conhecerem e visitarem.

A maioria opta pelos passeios tradicionais, onde é possível passear de barco pelas águas e conhecer a fauna e a flora. Claro que isso é muito interessante, mas já pensou em fazer algo diferente para conhecer esse lugar?

Nesse texto daremos algumas dicas de passeios para você explorar o Pantanal de forma diferenciada. Conheça cidades para passear pelo pantanal mato-grossense.

Corumbá

O ponto de partida para uma trilha que atravessa a Estrada-Parque é a cidade de Corumbá. O trajeto de 120 quilômetros, onde você passará por um verdadeiro zoológico a céu aberto, pode ser feito de carro.

Aves, jacarés, capivaras, sucuris e veados serão encontrados pelo caminho. A pescaria é o maior destaque do município, que fica às margens do Rio Paraguai.

corumbá (google)

Aqui é uma boa oportunidade para passeios culturais. Próximo ao porto fica o Museu de História do Pantanal, onde você vai poder conhecer um pouco mais do local por meio de fotos, maquetes e recursos audiovisuais. Perto do porto também fica o casarão colonial, que foi restaurado e tomado pelo Iphan.

Há ainda dois fortes interessantes para conhecer. O Coimbra, construído em 1755, que tem canhões ingleses e norte-americanos, e o Junqueira, construído em 1871 a base de pedra calcária que também tem canhões da época.

Se quiser levar uma lembrança, visite a Casa de Massabarro e a Casa do Artesão para ver artigos artesanais.

:: 7 Lugares pouco explorados que você precisa conhecer

Miranda

Um pouco afastada das outras cidades, Miranda tem um centro histórico com arquitetura preservada do início do século 20. Algo que você pode nem imaginar que exista no Pantanal. Em vez de fazendas há pousadas e hotéis com diferentes atividades como cavalgadas, trilhas e safáris, além de passeios noturnos para ver os jacarés enormes da região.

A paisagem é dividida entre grandes pastagens e rebanhos de gados em uma parte e mata verde com aves, tucanos e araras em outra.

Chegar lá já é uma atração. A melhor maneira é pegar o Trem do Pantanal, que nos sábados parte de Campo Grande e volta nos domingos no início da tarde para a capital.

:: Cinco razões para Bonito fazer parte do seu roteiro de férias

Aquidauana

Fechando as dicas diferenciadas de passeios, temos a cidade de Aquidauana. O rio que corta o município tem águas que formam praias de água doce, muito movimentadas especialmente nos fins de semana. Também há diversos parques naturais na cidade que servem de abrigo para as aves como o Pirizal, João Dias e Lagos Comprida.

Aos arredores da cidade ainda é possível conhecer as aldeias indígenas. Uma oportunidade única de ver esse estilo de vida ainda existente. Também será possível adquirir produtos confeccionados por eles, caso tenha interesse..

aquidauana (google)

Aproveite para conhecer o Pantanal de forma diferenciada, com um roteiro que poucas pessoas costumam fazer. Será encantador da mesma forma, você terá contato com a natureza e poderá fugir dos passeios tradicionais se esse for o seu interesse. E mesmo assim, trará ótimas lembranças na bagagem.

Deixe aqui o seu comentário