Pirâmides do Egito: um destino africano de história, imponência e mistério

Mistérios, superstições e construções históricas e curiosas são apenas alguns dos atrativos de uma viagem para o Egito. As famosas e inconfundíveis pirâmides que têm mais de 4500 anos são o cartão postal do país e um dos pontos turísticos mais procurados do mundo. É praticamente impossível que você não tenha vontade de conhecer esse lugar incrível e repleto de história.

Quer saber um pouco mais sobre esse destino? Então continue lendo esse texto.

As pirâmides

As três pirâmides foram erguidas por ordens dos faraós Khufu, Khafré e Menkauré (Quéops, Quéfren e Miquerinos). Eles eram pai, filho e neto. As pirâmides estão colocadas por ordem de tamanho e idade.

A maior e mais antiga construção, e também a mais famosa, é a Pirâmide de Quéops, conhecida também como Grande Pirâmide. Ela conta com 146 metros de altura e 230 metros de base. A construção é formada por mais de 2 milhões de blocos de pedra e pesa cerca de 2,5 toneladas.

piramides egito detalhe

Logo depois se encontra a Pirâmide de Quéfren, que possui 143 metros de altura e 210 metros de base. Ela aparenta ser maior que a primeira por estar em um ponto 10 metros mais alto. É a única delas que manteve o revestimento de calcário que as pirâmides eram cobertas e que foi extraído na Idade Média para a construção da cidade do Cairo.

A última é a pirâmide de Miquerinos, que é a menor das três, com 66 metros de altura e 108 metros de base. Ao lado dessa pirâmide ficam três outras pirâmides enormes que pertencem às três esposas do Faraó.

esfingeHá também a Grande Esfinge, que conta com o corpo em forma de leão e cabeça humana e a imagem do faraó Quéfren. Ela não é tão grande quanto a pirâmide de Quéops, contando com 20 metros de altura e 57 metros de comprimento. Mesmo assim, não deixa de ser um ponto atrativo e que merece atenção durante seu passeio.

Localização

E se você acha que essas pirâmides ficam no meio do deserto está totalmente enganado. Elas ficam praticamente no meio da cidade, em Giza, região metropolitana do Cairo. É possível ver a cidade de qualquer ponto do complexo. Mas, mesmo assim, não deixa de ser impressionante.

piramides egito

E agora, que tal colocar o Egito como destino da sua próxima viagem? Pode ter certeza de que conhecer as pirâmides, suas construções e sua história, além dos mistérios que envolvem todo o local e as construções, vai ser um passeio inesquecível na sua vida.

:: Leia também: Perigosamente lindos: lugares apenas para quem tem (muita) coragem

Contrate um guia no país para ele te contar um pouco mais da história, o motivo de as pirâmides terem sido construídas e os mitos e verdades sobre esse local misterioso.

Deixe aqui o seu comentário