Por que a Noruega é referência mundial em qualidade de vida?

País considerado o melhor do mundo no quesito qualidade de vida, a Noruega acaba atraindo olhares de pessoas interessadas em conhecerem e também entenderem melhor porque ele tem essa classificação.

Com alta expectativa de vida e rendimento médio anual por habitante mais alto do que a média, o país é cada vez mais procurado por turistas e até pessoas interessadas em morar lá por um tempo, já que a qualidade de vida é um excelente atrativo.

Estudar de graça, mesmo se for estrangeiro, é outra vantagem que desperta interesse de pessoas de diferentes países.

Noruega 2 (pixabay)

O país e seus atrativos

A Noruega conta com uma costa litorânea bem extensa, recortada por montanhas, o que dá um charme natural e beleza ao local. Isso também acaba influenciando a pesca, atividade fundamental para a economia nacional. O bacalhau, a anchova e o atum são destaques dessa área.

:: Cinque Terre: os charmosos vilarejos que se debruçam sobre o mar da Itália

E também é grande produtora de petróleo, responsável por 50% das exportações, e de gás natural. Essas são as duas maiores atividades do país, além das indústrias que se concentram em algumas cidades, especialmente na capital Oslo.

oslo

Todas as residências contam com saneamento ambiental, a taxa de mortalidade infantil é uma das menores do mundo (3 óbitos a cada mil nascidos vivos) e todos os habitantes com mais de 15 anos são alfabetizados.

A capital Oslo é apontada é líder de energia renovável no continente.

Qualidade na educação

Outro diferencial muito interessante é que a maior parte do sistema educacional é gratuita. E inclusive para estrangeiros. Há mais de 200 cursos oferecidos em inglês e a maioria deles é de mestrado e doutorado. Motivo que atrai cada vez mais os jovens que querem aprimorar os estudos ou ficar um tempo para fazer intercâmbio.

Em Oslo, por exemplo, há mestrado em Cultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade que é gratuito e tem duração de dois anos.

O país também tem paisagens incríveis da natureza, que fazem com que os visitantes e moradores pratiquem muitos esportes ao ar livre como velejar, andar de caiaque e esquiar.

Altos salários, alto custo de vida

Claro que tudo isso tem um custo. Com a maior qualidade de vida do mundo, o país também tem um dos custos de vida mais altos. Estudar em uma universidade e se aprimorar pode ser de graça. Mas o aluguel e despesas gerais como alimentação e transporte podem sair por um valor bem salgado.

Noruega (pixabay)

Se você quer estudar fora ou fazer intercâmbio, ir para a Noruega é uma excelente opção. Claro que mesmo com o estudo gratuito você terá outros custos. Mas, ao mesmo tempo, estará estudando em um local que é referência mundial em educação e qualidade de vida.

:: 10 coisas que viajantes sentem falta fora do Brasil (pode acreditar)

Mas você também pode apenas visitar o país, conhecer as belezas naturais e conversar com moradores e estudantes para entender porque o país é tão desejado por quem quer viajar ou quer estudar fora. Visitar a Noruega, independente da situação, é uma excelente ideia.

Deixe aqui o seu comentário