Porto de Galinhas é um destino imperdível no litoral pernambucano

Praias bonitas, agradáveis, com água transparente e morna. Sem dúvida, precisa visitar Porto de Galinhas. A praia, que fica na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, tem atraído cada vez mais turistas de todas as partes do mundo em busca de uma paisagem surreal e momentos de tranquilidade.

porto de galinhas mar

Hoje, ela é a principal e mais movimentada praia do litoral pernambucano, visitada o ano inteiro. Também é considerada uma das cinco praias mais desejadas do Brasil.  O que mais chama a atenção é a beleza natural e a ótima infraestrutura para quem procura um bom lugar para descansar. É difícil visitar Porto de Galinhas e não se encantar com o passeio.

Esse destino turístico conta com algumas praias que você deve conhecer como Camboa, Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Pontal do Maracaípe, além de Porto de Galinhas, principal referência. A região conta com 18 quilômetros de coqueirais, dando aquela sensação ainda maior de que o paraíso existe.

História e a origem do nome

Porto de Galinhas antigamente era chamada de Porto Rico por causa da extração de pau-brasil. Escravos chegavam ao local escondidos, já que vinham contrabandeados para serem vendidos. Eles vinham embaixo de engradados de galinhas de angola. Quando eles chegavam perto da areia, anunciavam: “tem galinha nova no Porto!” Foi daí que surgiu o nome atual da localidade.

porto de galinhas

O lugar que hoje encanta por ser paradisíaco, no século 15, bem na época da descoberta do Brasil, era habitado pelos índios Caetés e o local onde o tráfico do pau-brasil era predominante. Dessa época até o final do século 16 o lugar ficou abandonado. Isso porque os índios não deixavam sair madeira nem açúcar do lugar. Mas, no século 18 o local voltou a funcionar com o desembarque clandestino de escravos.

Mas, para quem não quer simplesmente ficar parado e curtindo o visual, durante o dia você pode aproveitar para fazer caminhadas na areia, surfar ou dar um mergulho nas piscinas naturais. O local também tem cada vez mais ampliado as possibilidades de passeios e hoje também é possível andar de bugue, jet ski, jangada,fazer uma boa trilha, andar de bicicleta ou a cavalo para conhecer melhor o local.

porto de galinhas barcos

Como chegar

Para chegar até a cidade de Ipojuca você precisa pegar um voo até Recife, que fica distante 55 quilômetros. O trajeto para Porto de Galinhas pode ser feito de carro, transfer ou de ônibus. Caso opte por transporte coletivo, a viação Cruzeiro faz o trajeto Recife – Porto de Galinhas e conta com um ponto de embarque na saída do aeroporto da capital pernambucana.

Onde se hospedar

Por ser um ponto turístico muito procurado, você não precisa sair de Porto de Galinhas para garantir a hospedagem. O local conta com ótima infraestrutura, com excelentes hotéis, pousadas e resorts para garantirem a sua tranquilidade.

:: Veja também: Por que Fernando de Noronha é o destino mais desejado do Brasil?

Além disso, há uma vila com ruas estreitas onde só é possível ir caminhando e onde ficam os principais restaurantes e lojas para garantirem a lembrança desse lugar especial. Tudo perto de onde você vai ficar.

Se o que você procura é um local para descansar, curtir uma boa paisagem, tomar banho em piscinas naturais com uma vista incrível e ficar em contato com a natureza, pode ter certeza que Porto de Galinhas vai te impressionar.

Pernambuco tem lindos lugares para você conhecer. Leia também as dicas sobre Recife e Olinda.

Deixe aqui o seu comentário