O que fazer na cidade de Macapá

Uma cidade pouco visitada para o turismo e até desconhecida por muitas pessoas é Macapá, a capital do estado do Amapá. Quando você começa a se planejar para sua próxima viagem, dificilmente esse destino estará na sua lista de prioridades, até pelo desconhecimento sobre o local.

Mas você sabia que essa cidade é turística e conta com pontos interessantes para visitar? Nesse texto vamos falar um pouco disso e te deixar com vontade de mudar os planos e visitar Macapá.

Conhecendo um pouco mais do destino

A cidade de Macapá é a única capital que não tem ligações por terra com outras capitais e também a única cortada pela Linha do Equador, o que acaba sendo um ponto turístico. São cerca de 500 mil habitantes na região metropolitana e com ótima infraestrutura, a cidade conta com atrativos interessantes para os viajantes.

:: De Norte a Sul, veja qual destino mais combina com você segundo a culinária brasileira

Um deles é a Fortaleza de São José de Macapá, o cartão-postal e símbolo da cidade. Ela fica bem no centro da capital, nas margens do Rio Amazonas. Sua boa preservação e estrutura de visitação para os turistas chama a atenção logo de cara. A Fortaleza foi construída entre 1764 e 1782, durante o império português, e tem o formato de uma estrela.

Seu objetivo era garantir a soberania do extremo norte do país. E hoje é um ponto atrativo para quem quer voltar no tempo.

fortaleza macapa

E, como falamos, a cidade é cortada pela linha do Equador. E o Monumento do Marco Zero do Equador marca o local onde a linha imaginária do Equador, que divide a Terra em Hemisfério Norte e Sul, corta a cidade. Esse é um dos locais mais visitados e mexe muito com a curiosidade dos turistas, já que permite você ficar com um pé em cada hemisfério.

Durante o Equinócio de primavera, em março, e outono, em setembro, quando o dia e a noite tem a mesma duração, o sol acaba se encaixando no círculo do monumento e seus raios incidem perfeitamente sobre a linha, em uma imagem muito bonita. Até uma programação especial no local é realizada nesses dias.

A estrutura do local é muito boa e conta com uma pequena apresentação sobre a construção do monumento, lojinhas e guias que acompanham a sua visita. Nos arredores do Marco Zero também ficam o Sambódromo e o estádio Zerão, que acaba sendo bem curioso. Ele também é cortado pela linha do Equador e é o único estádio que um time joga no Hemisfério Norte e outro no Sul.

marco zero

E apesar do calor, dar uma caminhada na orla da cidade é uma boa ideia. Ela é bem urbanizada e um convite para o exercício ou até para se refrescar tomando uma bebida em um dos quiosques com bares e restaurantes que são encontrados. E o mais legal é que isso fica bem perto da Fortaleza.

:: 5 motivos para conhecer Belém, a capital paraense

Macapá pode parecer uma cidade com poucos motivos para se conhecer, mas com suas peculiaridades e exclusividades, como o caso da linha do Equador cortar a cidade, sem dúvidas acaba se tornando um excelente destino para quem quer fugir do tradicional e conhecer algo um pouco diferente.

Deixe aqui o seu comentário