Saint Patrick’s Day, uma data tradicionalmente irlandesa

Hoje vários países do mundo amanheceram em tons de verde. Isso mesmo! Dia 17 de março simboliza o Saint Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício. É considerado um dia para trazer sorte. Trevos de quatro folhas, fitas, caras pintadas e chapéus (de verde, claro!) estão por todos os lados, seguindo a tradição que teve origem no século 17.

st patricks day balon

Mais precisamente em 1798, na Irlanda, soldados usaram uniformes verdes para representar a esperança e propagar sua ideologia. A ideia era chamar a atenção para a rebelião que estava acontecendo.

Por isso, nesse dia, os irlandeses vão para rua, adultos e crianças, “the wearing of the green” (vestindo o verde) em referência à data.

st patricks day

Cristianismo

Mas, afinal, o que tem a ver São Patrício com a história toda? Dizem que há muito tempo, ele subiu em uma colina irlandesa durante uma missão para afugentar as cobras do país. O fato é que não haviam cobras. Esta foi uma metáfora sobre erradicação da ideologia pagã e o triunfo do Cristianismo.

A lenda

Ainda assim, existe uma lenda. No fim do arco-íris, o duende Leprechaun escondeu um pote de ouro. A missão de encontrar o tesouro não é nada fácil. É necessário encontrar o duende primeiro.

Celebração, comidas e bebidas

A festa não acontece apenas na Irlanda. Americanos de origem irish também celebram a data com amigos e familiares, com mesas fartas de comida e bebida. O “corned-beef and cabbage” é a refeição tradicional.

As panquecas de batata não podem faltar. Feitas de purê de batatas com batatas raladas, adquirem uma textura que em parte é panqueca, em outra, é bolinho frito.

Outro alimento tradicional é o pão irlandês, no qual o fermento próprio dos pães é substituído por bicarbonato de sódio.

st patricks day drink

A diversão está presente em todos os cantos, principalmente em irish pubs, que costumam vender muitas cervejas e cafés feitos de uísque, açúcar e chantilly.

Deixe aqui o seu comentário