São José dos Ausentes: o ponto mais alto do Rio Grande do Sul

Uma cidade muito bonita e interessante para conhecer no interior do Rio Grande do Sul é São José dos Ausentes, na serra gaúcha. A cidade com altitude de 1250 metros, onde fica o ponto mais alto do estado, e conta com atrativos interessantes para quem quer fugir das tradicionais viagens para o litoral.

Dos municípios que pertencem a região dos Aparados da Serra, São José dos Ausentes é o menor deles, com pouco mais de 3 mil habitantes e área rural muito extensa. O município é o mais frio do estado por possuir os pontos mais elevados. Em 1996 chegou a registrar 12 graus negativos.

O que acaba sendo um atrativo para pessoas que procuram frio, a possibilidade de ver neve, contato maior com a natureza e conhecer um pouco mais da região, que conta com os famosos cânions.

:: Conheça os incríveis cânions no Rio Grande do Sul

Vamos falar um pouco mais desse destino que é uma ótima opção para fugir do calor e do litoral e conhecer mais a serra gaúcha.

Atrações

A cidade conta com algumas atrações turísticas importantes. Entre elas está o Pico do Monte Negro, local que você deve visitar na cidade. Com 1403 metros de altitude, é o ponto mais alto do estado. O local é tão alto que em dias claros é possível ver até o litoral sul de Santa Catarina lá de cima. Subir não é tão fácil, já que não há indicações nem trilha pela mata.

Tente ir com um guia para se achar ou até mesmo se você for mais aventureiro vá com calma para tentar encontrar o topo. Na mesma região fica o Cânion do Monte Negro, esse melhor sinalizado e com acesso fácil. São cerca de 10 minutos por terreno plano a partir da Pousada Fazenda Monte Negro.

O ideal é fazer esse passeio de manhã, já que de tarde o risco de neblina é maior e assim fica praticamente impossível de enxergar toda essa beleza natural. A cidade fica cerca de 40 quilômetros de Cambará do Sul, onde ficam os cânions mais famosos. Mas nesse caso impressiona pela altura e por ser um local que da mesma forma que em Cambará permanece intocado pelo tempo.

CachoeiraodosRodrigues
Cachoeirão dos Rodrigues – Foto: Divulgação/Prefeitura São José dos Ausentes/RS

Outro ponto dos mais populares na cidade é o Cachoeirão dos Rodrigues, onde fica uma cachoeira com muito volume de água, fazendo até surgir uma cortina branca sobre as pedras. Debaixo da queda se forma uma piscina natural, ideal para tomar bons banhos. O acesso é feito por uma trilha de cerca de 15 minutos e só é permitido com guias.

:: As históricas ruínas de São Miguel, no Rio Grande do Sul

Esses são os dois pontos turísticos mais populares da cidade, mas São José dos Ausentes conta com mais atrações. O frio, a gastronomia, os passeios de cavalo e a possibilidade de se hospedar bem no meio da natureza, já que ao redor da cidade há muita área rural, também são ótimos atrativos que fazem com que todo ano milhares de pessoas queiram ir para lá.

Visite a cidade e a região para ter um passeio diferenciado e fugir das grandes movimentações de pontos turísticos mais populares. Com certeza será uma boa viagem.

Deixe aqui o seu comentário