Vou viajar! Preciso mesmo adquirir o seguro de viagem?

Uma dúvida bem comum entre os viajantes é se é interessante ou não contratar um seguro viagem. Algumas pessoas acham caro, outras, meio desnecessário. Se você vai para o exterior, alguns países já exigem um seguro de viagem internacional, que deve ser comprovado ao entrar no país.

Mas, em outros casos, vale a pena contratar um seguro? Vamos falar um pouco mais sobre isso nesse texto.

Para que serve o seguro viagem?

bagagem

Para quem não sabe, contratar um seguro oferece várias vantagens para sua viagem ser muito mais tranquila. Existem seguros variados, de acordo com o perfil do viajante e do destino.

Além de arcar com despesas médicas caso seja necessário, o seguro também pode dar assistência sobre as diárias de atrasos de voos, perda, roubo ou danificação de bagagens.

Os planos também podem ser contratados em categorias diversas como viagens a lazer, negócios ou família e apenas para o período em que estiver viajando.

É importante antes mesmo de viajar ver se o seu país de destino, caso viaje para fora do Brasil, exige o seguro viagem. Ou caso não seja obrigatório, pensar com carinho, antes mesmo de começar o planejamento, se essa despesa deve ou não ser incluída. É um custo a mais no orçamento da viagem, mas que pode te livrar de várias despesas adicionais caso ocorra algum problema durante seu merecido descanso.

:: Imposto internacional de viagem: como afeta a vida do viajante?

Situações de risco são impossíveis de prever e nunca queremos que aconteçam. Mas se acontecerem, e ainda mais em solo estrangeiro, onde o idioma e as leis são completamente diferentes, pode ser uma dor de cabeça muito grande que atrapalhe todo o passeio do viajante. Sem contar no custo adicional que pode ser necessário.

Como contratar o serviço

Cada empresa que oferece o seguro tem suas condições, vantagens e desvantagens. Então não adianta somente decidir que vai adquiri-lo, como também é necessário fazer uma boa pesquisa antes de começar a se planejar.

E se você está em dúvida, algumas questões são importantes. Além de não ser possível prever acidentes ou coisas do tipo, a dificuldade de se comunicar em outros países, especialmente se o inglês não for a língua oficial, também pode ser um problema.

seguro viagem

Tipo de assistência no país de destino

Outra questão importante é sobre os serviços públicos de saúde. Em países mais desenvolvidos, como nos Estados Unidos, não há atendimento de saúde pública. Então, caso algo aconteça e seja preciso atendimento hospitalar, tudo será cobrado e geralmente os valores são bem salgados.

:: Vai viajar? Lista completa de itens e dicas de como organizar a bagagem

É interessante ter um seguro viagem para dar mais tranquilidade antes mesmo de arrumar as malas e ir viajar. Durante o passeio você estará mais tranquilo e sabendo que mesmo que aconteça algum imprevisto, não será um problema tão grande e será fácil de resolver.

E isso te deixará mais leve para poder aproveitar ao máximo seu passeio sem ter preocupações desnecessárias.

Deixe aqui o seu comentário