Jericoacoara: antes uma aldeia, hoje um dos destinos mais desejados do Nordeste

Quem vai para o Ceará ou está planejando uma viagem para o Nordeste, precisa pensar em conhecer Jericoacoara. A praia, que fica em Jijoca de Jericoacoara, a aproximadamente 300 quilômetros da capital Fortaleza, é um verdadeiro paraíso escondido, já que chegar até lá não é uma tarefa tão simples.

Mas logo na chegada você encontrará uma cidade cheia de encantos e belezas naturais. O que era uma simples aldeia de pescadores nos anos 80 e 90 se transformou em um dos destinos mais desejados do Brasil.

jericoacoara praia

A praia já foi inclusive considerada pelo jornal americano Washington Post como uma das 10 mais bonitas do mundo. E motivos para isso não faltam. Um deles que é imperdível é que é um dos poucos lugares onde é possível ver o sol nascendo e se pondo no oceano, tudo por conta de sua localização peninsular.

O que fazer por lá?

Esse paraíso conta com praias de mar calmo, aberto e também com ondas para quem curte o surfe. Mas as águas transparentes, com tons de verde e azul claros, são motivos que embelezam e muito esse lugar encantador que fica no Ceará.

jericoacoara

E quem vai até lá precisa visitar a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. Essa última, onde o nome já diz tudo, conta com aquelas redes dentro da água, um verdadeiro cartão-postal do local. A maioria dos turistas só fica lá por um dia. Mas se for possível tente ficar mais tempo por lá. Com água morna e cristalina, ficar horas e horas dentro de uma das redes é quase como se sentir no paraíso.

:: As praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo

A Pedra Furada é outra atração para os turistas. Com cerca de cinco metros de altura e um buraco enorme no meio, no mês de julho é até possível ver o sol se pôr dentro do buraco.

pedra furada

Os famosos pães recheados

Outra dica diferente e que você não encontrará em outro lugar é visitar a Padaria Santo Antônio. E o motivo é porque ela tem um diferencial em relação às outras padarias do Brasil, funcionando somente pela madrugada.
Quando abre, às 2h, tem gente na porta já esperando pelos pães recheados. E caso espere a manhã chegar é bem provável que você fique sem pães. O horário de funcionamento curioso surgiu pela necessidade de ter uma opção para os que voltavam da balada e não tinham onde comer. A tradição pegou e o horário permanece até hoje.

Como chegar

Para chegar em Jericoacoara a tarefa não é das mais fáceis. A partir de Fortaleza, você precisa pegar um ônibus até Jijoca e viajar por seis horas, depois pegar uma jardineira até Jericoacoara e viajar por mais uma hora. Ou, se preferir, pode contratar um transporte particular. Mas vá com calma que a distância é longa.

:: Porque Natal deve estar na sua lista de destinos brasileiros

Visite Jericoacoara e aproveite para conhecer todos os pontos turísticos desse incrível destino. Não deixe de visitar as Lagoas, a Pedra Furada e deitar em uma rede dentro da água para manter a tradição. Aproveite para ver um pôr do sol único e ter lembranças para sempre dessa viagem.

Deixe aqui o seu comentário