Um passeio pelo Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha

O Rio Grande do Sul conta com várias atrações para você colocar na sua lista de viagens. Gramado é a mais famosa e que mais atrai turistas. Mas, outros pontos importantes inclusive para a história do estado e que guardam as tradições também são muito visitados.

A região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é uma delas. Localizado na Serra Gaúcha, guarda lembranças e histórias dos imigrantes italianos, o local é uma ótima opção para quem quer descansar, conhecer um pouco de história e experimentar excelentes opções de gastronomia.

Vale dos Vinhedos (google)

As vinícolas

A grande atração da região sem dúvida são as vinícolas. São várias delas espalhadas por todo o caminho, onde você pode entrar, degustar bons vinhos, levar o seu de lembrança e aproveitar a gastronomia oferecida.

A área de 82 quilômetros quadrados é recortada por estradas e cercada de colinas, araucárias e parreirais. Você vai sentindo o cheirinho da uva ainda no pé durante todo o caminho.

:: Ama viajar no outono? 5 destinos brasileiros para quem curte a estação

São estabelecimentos pequenos, artesanais e até os mais sofisticados. Mas todos têm algo em comum: guardam as tradições dos imigrantes que vieram da Itália no final do século 19.

Na maioria delas há enólogos que acompanham as visitas que começam nas parreiras e terminam com um brinde. Isso tudo depois de passar por tanques de inox e corredores lotados de barris.

Hospedagem

Algumas das vinícolas procuram ainda tornar a visita do turista mais indescritível e especial. Elas contam com pousadas e quartos em meio aos parreirais.

O Spa do Vinho, famoso na região, é um exemplo disso. Não é uma vinícola propriamente dita, mas a bebida é referenciada nos mais de 30 tratamentos oferecidos lá dentro, que sempre usam as propriedades terapêuticas da uva. E nos finais de semana a degustação de vinhos é cortesia.

spa do vinho1

 

Imagine poder acordar no meio da natureza, com uma vista impecável dos parreirais ao seu redor, e ainda poder degustar da culinária típica e provar bons vinhos feitos na região? Parece uma receita perfeita para quem quer descansar e curtir um pouco de um local tão especial.

spa do vinho paisagem2

 

Mas se tudo isso ainda não é suficiente para você, sem problemas. Ainda é possível fazer o passeio de Maria Fumaça na cidade, conhecer o Parque Epopéia Italiana, onde a história da imigração é contada em detalhes, fazer a rota das cantinas históricas e conhecer o maravilhoso Caminhos de Pedra. E isso tudo sem sair de Bento Gonçalves.

:: Conheça os incríveis cânions no Rio Grande do Sul

Mas pode ter certeza que nem será necessário sair do Vale dos Vinhedos, já que é um local que tem tudo que você precisa, ótimas opções de entretenimento sem precisar percorrer longas distâncias e belezas naturais que encantam qualquer pessoa que visitar essa cidade da Serra Gaúcha.

Bento Gonçalves fica distante cerca de 124 quilômetros do aeroporto de Porto Alegre.

Vale dos Vinhedos

Uma viagem rápida que lhe proporcionará momentos inesquecíveis. Não deixe de visitar o Vale dos Vinhedos, conhecer um pouco da história da imigração italiana no estado e se deliciar com a culinária e os ótimos vinhos da região.

:: Veja também: Roteiro do vinho: as vinícolas mais famosas da América do Sul

Deixe aqui o seu comentário