Um passeio pelas cidades históricas de Minas Gerais

Um estado que tem a história muito presente nas ruas ainda é Minas Gerais. Por lá ocorreu um movimento importante no período colonial chamado de Inconfidência Mineira.

Os inconfidentes foram descobertos e presos, entre eles Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Mas até hoje a história permanece e você pode conhecer cidades históricas de Minas Gerais. Vamos falar de algumas delas.

Ouro Preto

Com obras arquitetônicas e artísticas que remetem ao século 18, Ouro Preto é a cidade histórica mais conhecida do estado. Lá também fica o Museu da Inconfidência, instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia. Com arquitetura diferenciada e toda essa história, é uma ótima opção para você visitar.

ouro petro mg

Tiradentes

Essa pequena cidade, que homenageia um dos heróis que enfrentou o domínio português, conta com o Monumento a Tiradentes, que foi construído no fim do século 19 pela população. Na cidade também fica a Matriz de Santo Antônio, segunda igreja em ouro do Brasil construída em 1710.

:: Destinos brasileiros para viajar gastando pouco

Mas antes o local tinha outro nome. Joaquim José da Silva Xavier nasceu entre São João Del Rei e a Vila de São José Del Rei. Mas depois da proclamação da República, essa última localidade passou a ter seu nome.

Congonhas

Um dos principais redutos do barroco brasileiro, Congonhas conta com o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, local que abriga os Doze Profetas que foram esculpidos por Aleijadinho e é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

As seis Capelas dos Passos, com 64 imagens que retratam a Paixão de Cristo, também é outro ponto turístico interessante.

congonhas mg

Mariana

Vizinha de Ouro Preto, Mariana foi a primeira cidade mineira fundada. Infelizmente o local se recupera depois da tragédia ambiental com a barragem da Samarco no final do ano passado, mas segue sendo ótima opção de turismo.

O Centro Histórico, por exemplo, ficou imune ao que aconteceu e conta com prédios que remetem ao século 18. Lá também fica a Mina da Passagem, considerada uma das maiores minas de ouro abertas no mundo.

São João Del Rei

Para fechar, a cidade que seria a capital caso a Inconfidência fosse bem sucedida. É uma cidade muito importante para a história brasileira. Visite a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora de Pilar, ambas do século 18. A cidade também conta com o Museu da FEB, que conta a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, e o Memorial Tancredo Neves.

:: Mergulhe na história e nas águas cristalinas do Recife

Se você gosta de história, fazer um roteiro por essas cinco cidades é uma excelente opção e quase obrigatório para quem gosta do assunto. E tudo dentro do mesmo estado, o que vai facilitar o seu roteiro. Aproveite para visitar e conhecer um pouco mais do passado do nosso país.

Deixe aqui o seu comentário