Vai de bike? Cidades do mundo que estimulam o uso da bicicleta

Andar de bicicleta é uma ótima oportunidade de conhecer lugares mais de perto, poder parar onde quiser com tranquilidade e ter contato com o ambiente. Sem contar que é um ótimo exercício físico. Mas, nem todas as cidades estão preparadas ou se preocupam com os ciclistas. A maioria não tem estrutura e os praticantes do ciclismo não têm espaço adequado, o que acaba desestimulando o hábito de pedalar. Confira algumas cidades pelo mundo em que andar de bicicleta é realmente um prazer.

ciclovia

Amsterdã – Holanda

A cidade conta com muitas ciclovias, bicicletas públicas que estão sempre disponíveis para locação, sinais de trânsito e corredores nas vias públicas que são destinados somente para as bikes. Um sinal claro de que o ciclista é priorizado e tem motivos para pedalar por lá com segurança. Cerca de 40% dos deslocamentos da cidade são feitos de bicicleta, o que faz com que você tenha ainda mais vontade de pedalar pelas ruas holandesas.

amsterda

Bogotá – Colômbia

Na América do Sul, andar de bicicleta não é tão incentivado como é na Europa, mas um bom exemplo do continente é a cidade de Bogotá, na Colômbia. O município já conta com uma vantagem muito interessante, só 13% da população tem carro. Dessa forma, a bicicleta se torna uma necessidade para os moradores.
Uma vez por semana, mais de 70 km das vias públicas são fechadas para circulação de automóveis, permitindo assim que ciclistas possam transitar com maior segurança pelas ruas. Se procura um destino mais perto, é uma ótima dica.

Copenhage – Dinamarca

Considerada uma das melhores cidades do mundo para viver, a capital da Dinamarca também é referência no incentivo ao ciclismo. Cerca de 32% das pessoas vão de bicicleta para o trabalho. Há muitas ciclovias por lá. E todas bem extensas. Em alguns casos, são separadas das pistas principais e contam com sinalização própria.
Existe também o bairro Christiania, onde não tem carros. Se você quiser, a cidade também conta com sistema de bicicletas públicas gratuito. Prato cheio para pedalar e conhecer essa linda cidade.

copenhage

Curitiba – Brasil

Por último, uma cidade brasileira. Considerada uma referência nacional em infraestrutura, a cidade de Curitiba, no Paraná, estimula o uso de bicicletas há mais de 40 anos. A presença de ciclovias é grande. Lá também existe uma comunidade ativista pró-bicicleta que luta para promover o seu uso, como alternativa ao trânsito cada vez mais congestionado. Mais um motivo para conhecer Curitiba.

::Veja também: 10 coisas que viajantes sentem falta fora do Brasil

Essas quatro cidades são exemplos de que ter ciclovias e investir em incentivos ao ciclismo é importante não só para quem mora na cidade, mas também para os turistas. Com o número de carros cada vez maior, andar de bicicleta é uma ótima alternativa, além de facilitar a interação com o local. Então, escolha o seu destino e boas pedaladas!

Deixe aqui o seu comentário