Vai morar fora? Descubra o custo de vida nas principais cidades do mundo

É comum que ao planejar a visita a um outro país, você tenha uma boa reserva de dinheiro para cobrir as despesas enquanto ficar por lá. Mas, e quando essa viagem envolve morar em outra cidade, seja para trabalhar ou estudar durante um longo período? É preciso ter uma ideia confiável de quais sãos os custos para ter uma vida tranquila e, principalmente, se eles são compatíveis com o orçamento.

viajante custo de vida

Hoje, há muitas ferramentas que comparam a configuração de eletrônicos, preços de produtos, de passagens aéreas e, por que não de custo de vida? Afinal, esta é uma das principais preocupações de quem planeja ficar um tempo no exterior.

Pensando nisso, o engenheiro de software Geraldo Robledillo desenvolveu o Expatistan, uma plataforma que coleta preços em diferentes cidades do mundo e que foi criada em 2009. Existe uma cesta de produtos base que serve de referência para o usuário, que inclui alimentação, vestuário, moradia, transporte, entretenimento e saúde. O interessante é que, como o site é colaborativo, os próprios usuários são convidados a atualizar os preços de produtos e serviços da cidade em que moram.

Existe uma outra opção chamada Numbeo, com o mesmo propósito. Particularmente, é o site que mais gosto, acho até a interface mais amigável. Tem grande utilidade, em especial, para comparar o custo de vida entre cidades.

Um exemplo: eu comecei a minha viagem na cidade do Porto, em Portugal, e agora estou em Cracóvia, na Polônia. O orçamento da trip pela Europa, que já dura 8 meses, foi planejado para que meus custos não ultrapassassem as referências que tinha da cidade lusitana. Comparando rapidamente os preços das duas cidades, já se pode ter uma base:

custo de vida numbeo

Muitas pessoas se baseiam principalmente no preço do aluguel, mas outros itens indispensáveis no dia a dia podem variar bastante. No meu caso, o aluguel variou apenas 3,98%, enquanto uma refeição em restaurante pode ter uma diferença de mais de 20%. O Numbeo traz cerca de 50 itens listados, que podem ser comparados em várias moedas.

custo de vida numbeo comparacao

Outra dica importante: escolher apenas o país que deseja não é o suficiente para ter referências precisas. Há cidades em que o custo de vida é muito mais caro, principalmente as capitais ou grandes metrópoles, que muitas vezes dispõem de melhor infraestrutura. Morar em São Paulo, por exemplo, é 80% mais caro que morar em Joinville, no sul do Brasil. Em geral, moradia é que mais pesa no orçamento de quem escolhe mudar de ares. Os dados são de um site brasileiro chamado Custo de Vida, que mostra o preço médio de itens de mais de 2 mil cidades e segue a mesma lógica dos dois anteriores. As informações também são coletadas de forma colaborativa.

E você, usa alguma das ferramentas? Como pesquisou o custo de vida antes de se mudar para outro país? Conta pra gente!

Deixe aqui o seu comentário