Viaduto 13: a construção gaúcha que virou ponto turístico

Se você gosta de aventuras, um passeio imperdível é conhecer o Viaduto 13, que fica em Vespasiano Corrêa, no Rio Grande do Sul.

A paisagem verde das matas chama muito a atenção, mas em uma parte ela é interrompida pelo cinza do concreto desse viaduto que é gigante e impressiona já na primeira visão que você vai ter dessa construção.

O Viaduto não foi construído para ser um ponto turístico, mas com o tamanho enorme acabou se tornando.

Viaduto 13 (google)

Com 143 metros de altura e 509 de extensão, ele só perde para o viaduto Mala Rijeka, que fica em Montenegro e tem 198 metros de altura e 498 de comprimento. Então, temos no Brasil o segundo maior viaduto do mundo. Esse foi um motivo para tornar o Viaduto 13 uma atração turística da pequena Vespasiano Corrêa.

:: Templo Khadro Ling: uma parte do Tibete no Rio Grande do Sul

Diariamente pessoas aventureiras visitam o local para ver lá debaixo e lá de cima a imensidão do viaduto que corta a mata da região. A maioria sobe nos trilhos e vai caminhando, mesmo com placas avisando que é perigoso.

E isso tem um motivo, já que trens ainda andam pelos trilhos e sem horário fixo. Quando o trem passa e alguém está nos trilhos, basta ir para o canto e esperar ele passar. Mas mesmo assim é necessário ficar atento.

Viaduto 13 2 (google)

Mas não se preocupe porque incidentes não foram registrados na história desse Viaduto. Apenas alguns moradores contam que dois soldados do Exército Brasileiro foram sepultados dentro de uma das colunas. Diz a lenda que eles morreram ao cair dentro da armação e nunca foram resgatados. Histórias à parte, o local é perigoso, mas pode ser visitado desde que você tenha cuidado.

Como é o acesso

Boa parte do trajeto pode ser feita de carro, mas é necessário caminhar um pouco. Então vá com uma roupa mais leve e leve comida e água para garantir a energia. Um dos atrativos da parte de cima do Viaduto é que toda a sua extensão conta com pequenas cabines, um espaço projetado para você ver o quão alto você está.

Para conhecer o máximo do local, você pode atravessar os túneis. São alguns metros em escuridão total e silêncio. Levar uma lanterna é uma ótima ideia. Depois disso há uma cascata onde as pessoas costumam tomar um banho para se refrescar.

Como fechar:

A cidade de Vespasiano Corrêa fica a cerca de 175 quilômetros de Porto Alegre e o Viaduto 13 fica mais oito quilômetros do centro da cidade.

Várias placas sinalizam para o local e não é difícil chegar até lá. O local é muito conhecido e pedindo alguma informação durante o trajeto certamente vão saber te responder.

:: Conheça os incríveis cânions no Rio Grande do Sul

Tente ir em um dia com tempo mais agradável, que assim será possível aproveitar melhor o passeio. A visita é gratuita e seu investimento será apenas na alimentação.

Deixe aqui o seu comentário