Apesar das expectativas, Canadá continuará exigindo visto de brasileiros

Mesmo o Canadá sendo um país muito cobiçado pelos brasileiros, seja para turismo, estudar ou morar um tempo, as últimas notícias sobre concessão de visto não foram tão animadoras.

Isso porque um processo chamado Electronic Travel Authorization (eTA), que seria a nova fase do programa de isenção de visto para o país, entrará em vigor na metade de março. Mas, o Brasil é um dos países que ficará de fora, assim como México, Bulgária e Romênia, países da segunda chamada.

Até o momento não foi confirmada oficialmente nenhuma data para que os brasileiros façam parte dos países que são qualificados para o visto eletrônico e eTA.

bandeira canada

Esse assunto não é novo. Desde o ano passado, a nova regra para o visto eletrônico para o Canadá foi instituída e entrará em vigor a partir de 15 de março desse ano para os países que antes não precisavam de visto, com exceção dos Estados Unidos.

O processo promete ser simples, barato e rápido e muitos países Europeus e da Oceania, por exemplo, estão na lista.

O que gerou controvérsias

Em outubro do ano passado, surgiu a possibilidade de o Brasil também fazer parte dessa regra. Uma nota do governo canadense comentou a possibilidade de expandir o visto para outros países.

Isso gerou muitas notícias incompletas, afirmando que não seria mais necessário o visto para brasileiros através do eTA. Basta uma rápida pesquisa no Google para verificar que vários sites noticiaram a isenção do visto canadense no ano passado.

O que acontece, na verdade, é que a regra seria válida somente para pessoas com visto aprovado nos últimos 10 anos ou com visto americano válido.

:: Os 10 lagos mais espetaculares do mundo (um deles fica no Canadá)

Mas, no momento, o que vale é que a possibilidade desse visto ser aplicado para brasileiros existe, conforme foi acenado pelo próprio governo canadense, mas ainda não se sabe quando.

Então, caso você queira ir para o Canadá nos próximos meses, a dica é se programar e se organizar para ir atrás do visto canadense pelo processo normal. É possível até tirar o visto online, mas, por enquanto, ele será necessário para você entrar no país.

Deixe aqui o seu comentário